História da Língua Portuguesa I
Cursos:
Código: 51015
Departamento: DH
ECTS: 6
Área científica: Linguística
Total de horas trabalho: 156
Total de horas de contacto: 15

Esta unidade curricular traça a história da língua portuguesa incidindo particularmente sobre os aspectos histórico-sociais e culturais que contribuíram para o despontar do romance galego-português no Noroeste da Península Ibérica, distinto das restantes línguas românicas, e para a emergência do português como língua nacional, num espaço específico. Debruça-se também sobre a caracterização e a evolução de alguns aspectos do sistema linguístico do português (nomeadamente o léxico), desde o século XII ao XX, apontando sempre os factores de ordem histórico-cultural que a condicionaram. É ainda oferecida ao estudante uma panorâmica geral da geografia da língua portuguesa, com especial destaque para o português extra-europeu.

História de Portugal
História da língua portuguesa
Léxico do português
Geografia da língua portuguesa

No final desta unidade curricular, o aluno deverá estar apto a traçar o percurso que conduziu ao despontar do romance galego-português no Noroeste da Península Ibérica, a partir do latim, e à emergência de uma língua nacional, o português, dando especial relevo ao papel dos factores de ordem histórico-social e cultural que intervieram neste processo. O aluno deverá também ter adquirido um conhecimento genérico da composição e estruturação do léxico do português, relacionando as suas características com diversos momentos históricos. Finalmente, o aluno deverá conhecer a geografia da língua portuguesa no mundo, ficando apto a distinguir e a caracterizar a situação do português nas diversas áreas do globo em que é falado.

I.Do indo-europeu ao galego-português
(1.As línguas românicas; 2. O latim vulgar; 3. A romanização da Península Ibérica; 4. Substratos e superstratos na Península Ibérica e nascimento das línguas românicas; 5. Impacto linguístico da Reconquista e afirmação do galego-português).
II.Estudos diacrónicos do português: alguns aspectos
(1.Do galego-português ao português; 2. A área de irradiação da norma do português; 3. Estrutura e caracterização do léxico do português: breve panorâmica.
III.O português extra europeu
(1.Geografia da Língua Portuguesa; 2. O português do Brasil; 3. O português em África; 4. O português na Ásia)

Bibliografia obrigatória:
CASTRO, Ivo, Curso de História da Língua Portuguesa, Lisboa, Universidade Aberta, 1991.

Bibliografia Complementar:
CARDEIRA, Esperança, História do Português, O Essencial sobre Linguística, Lisboa, Caminho, 2006.
CASTRO, Ivo, Introdução à História do Português, Lisboa, Edições Colibri, 2004.
PEREIRA, Dulce, Crioulos de Base Portuguesa, Colecção O essencial sobre Língua Portuguesa, Lisboa, Caminho, 2006.

Toda a restante bibliografia será fornecida online e a sua proveniência será devidamente indicada.

E-learning

O regime de avaliação preferencial é o de avaliação contínua, constituída pela realização de 2/3 e-folios (trabalhos escritos em formato digital), ao longo do semestre letivo, e de um momento final de avaliação presencial (p-fólio), a ter lugar no final do semestre, com peso de, respetivamente, 40% e 60% na classificação final. Os estudantes podem, no entanto, em devido tempo, optar um único momento presencial de avaliação, realizando, então uma prova de Avaliação Final (exame) com o peso de 100%.