História da Idade Moderna (Economia e Sociedade)
Cursos:
Código: 31043
Departamento: DCSG
ECTS: 6
Área científica: História
Total de horas trabalho: 156
Total de horas de contacto: 15

Esta unidade curricular analisa um conjunto de questões de ordem económica e social, consideradas como relevantes para a compreensão do Portugal Moderno (sécs. XVI-XVIII). A abordagem dos temas debatidos nesta unidade curricular é realizada de forma articulatória, de modo a possibilitar uma visão coerente e problematizante do Portugal do Antigo Regime.

Capacidade de análise crítica de alguns aspectos estruturais de carácter económico e social do Portugal do Antigo Regime.

2. A demografia no Portugal de Antigo Regime (pp. 31-82)
3. Estruturas e Actividades Económicas (pp. 139-178)
[Nota: Chama-se a atenção para os Objectivos de Aprendizagem apresentados na pág. 85]
5. Formas de dominação e organização sociais (pp. 241-272)
6. Movimentos, revoltas e problemas sociais (pp. 275-302)

SOUSA, Ivo Carneiro, História de Portugal Moderno (economia e sociedade), Lisboa, Universidade Aberta, 1996.

Esta unidade curricular é oferecida em regime de ensino online, através da utilização da plataforma Moodle, privilegiando-se a comunicação assíncrona.
Tendo como enquadramento do processo de ensino/aprendizagem uma permanente supervisão online, os alunos elaboram as tarefas propostas pelo docente, apresentando trabalhos, recensões críticas, relatórios, protocolos, etc., que serão objecto de avaliação e/ou classificação.

O regime de avaliação preferencial é o de avaliação contínua, constituída pela realização de 2/3 e-folios (trabalhos escritos em formato digital), ao longo do semestre lectivo, e de um momento final de avaliação presencial (p-fólio), a ter lugar no final do semestre, com peso de, respectivamente, 40% e 60% na classificação final.
Os estudantes podem, no entanto, em devido tempo, optar um único momento presencial de avaliação, realizando, então uma prova de Avaliação Final (exame) com o peso de 100%.

Recomenda-se que os estudantes tenham acesso a um computador com ligação à Internet e endereço de correio electrónico.
Esta unidade curricular é leccionada em língua portuguesa.
O trabalho somativo é disponibilizado na plataforma de e-learning, devendo os estudantes que ainda não se inscreveram na plataforma, proceder a essa inscrição. Para este efeito, os estudantes devem aguardar o envio, pela Equipa de Coordenação do Curso de História, de uma Circular com normas detalhadas sobre esse processo.