História da Idade Média
Código: 31037
Departamento: DCSG
ECTS: 6
Área científica: História
Total de horas trabalho: 156
Total de horas de contacto: 15

Esta unidade curricular deverá proporcionar aos alunos a possibilidade de estudar, trabalhar e pensar sobre temas próprios do período medieval, de molde a proporcionar-lhes uma compreensão abrangente das grandes linhas estruturantes e das problemáticas específicas que caracterizaram a Idade Média, na Europa Ocidental.
As temáticas em estudo abrangerão três grandes temas, que se distribuirão por três cronologias abrangentes (Alta, Média e Baixa Idade Média), e que procurarão analisar questões fundamentais e centrais para a compreensão das características desses períodos.

• O mundo medieval;
• A evolução no Ocidente Europeu;
• A vida no campo;
• As crises de finais do Período Medievo.

• Domínio dos conteúdos trabalhados na unidade curricular;
• Capacidade de análise, interpretação e síntese de dados, referentes ao período medieval, no Ocidente, dos séculos V a XV;
• Capacidade de compreensão dos factos e dos processos históricos envolvidos nas temáticas estudadas e de relacionamento desses com questões mais abrangentes;
• Capacidade de comentário contextualizado e integrado de fontes directas, publicadas e traduzidas em português.

TEMA 1: O NASCIMENTO DA EUROPA
PONTO 1 - A "Europa Carolíngia": sociedade e economia
1.1 - O Ocidente Carolíngio
1.2 - Transformações na Terra
PONTO 2 - A "Idade Média Central"
2. - Papas, Imperadores e Reinos
2.1. - Governo e Política: Imperadores e Papas
2.1.2 - Governo e Política: Inglaterra e França
2  - Transformações Económicas e Sociais
2.2.1 - Sector Agrícola
2.2.2 - Vida Urbana

TEMA 2 - EXPANSÃO E CONTRACÇÃO DO OCIDENTE CRISTÃO
PONTO 1 - Expansão: Feudalismo e Cruzada
PONTO 2 - Contracção: As Grandes Crises do Século XIV

BALLARD, Michel, GENET, Jean-Philippe, ROUCHE, Michel - A Idade Média no Ocidente, dos Bárbaros ao Renascimento, Lisboa, Ed. D. Quixote, 1994.

CLARAMUNT, S., PORTELA, E., GONZÁLEZ, M & MITRE, E. -  Historia de la Edad Media, 2ª ed, 5ª reimpr., Barcelona, Ariel Historia, 2003.

DUBY, Georges, Guerreiros e Camponeses. Os Primórdios do Crescimento Económico Europeu so século VII ao século XIII, Lisboa, Ed. Estampa, 1980.
 
NICHOLAS, D.  - A Evolução do Mundo Medieval. Sociedade, governo e pensamento na Europa: 312-1500. Lisboa, Publicações Europa- América, 1999.

E-learning.

O regime de avaliação preferencial é o de avaliação contínua, constituída pela realização de 2/3 e-folios (trabalhos escritos em formato digital), ao longo do semestre letivo, e de um momento final de avaliação presencial (p-fólio), a ter lugar no final do semestre, com peso de, respetivamente, 40% e 60% na classificação final. Os estudantes podem, no entanto, em devido tempo, optar um único momento presencial de avaliação, realizando, então uma prova de Avaliação Final (exame) com o peso de 100%.

Os estudantes têm de ter acesso a um computador com ligação à Internet, ter um endereço de correio eletrónico e, desejavelmente, possuir literacia informática na perspetiva do utilizador.