História da Idade Contemporânea (Política e Instituições)
Cursos:
Código: 31036
Departamento: DCSG
ECTS: 6
Área científica: História
Total de horas trabalho: 156
Total de horas de contacto: 15

A unidade curricular aborda a história dos principais factos políticos e institucionais que ocorreram entre 1807 e os nossos dias, em cinco partes. Na primeira parte, caracteriza-se a situação de Portugal no início do século XIX, abordando temas como: o impacto das invasões francesas em Portugal; a revolução Vintista; a ascensão, triunfo e implementação do regime liberal e o período da Regeneração. Na segunda, estuda-se o Terceiro Império Português, sobretudo a presença de Portugal em África. Na terceira, serão abordados temas relacionados com a República Parlamentar (1910-1920). A quarta parte centra-se no período 1828-1974. Na quinta e última parte, o estudo centra-se na História de Portugal no período pós 25 de Abril até aos nossos dias.

No final desta unidade curricular, o estudante deverá ser capaz de:
• Identificar, analisar e relacionar os principais aspectos políticos e institucionais da História de Portugal dos séculos XIX e XX.
• Problematizar os factos, as tendências e as rupturas políticas e institucionais da História de Portugal nos séculos XIX e XX num discurso que demonstre capacidade de organização, de reflexão, de crítica e de expressão.

I - O NASCIMENTO DO PORTUGAL LIBERAL
• A derrocada do Antigo Regime: das Invasões Francesas à estabilização do regime liberal em Portugal (1807-1851)
• A Tempestade Napoleónica
• A Revolução Vintista (1817-1828)
• Os Liberais, do Exílio ao Poder. O Triunfo dos Liberais pelas Armas (1828-1834)
• A difícil implementação do Regime Liberal em Portugal (1834-1851)
• A Regeneração (1851-1891)
II - O TERCEIRO IMPÉRIO PORTUGUÊS
• Portugal em África
• Sécs. XIX e XX; da Monarquia constitucional à Ditadura
III - A REPÚBLICA PARLAMENTAR (1910-1926)
• A I República
IV - O PORTUGAL DITATORIAL (1826-1974)
• A Ditadura do «Estado Novo»
V - O PORTUGAL COEVO
• De 1974 aos nossos dias

MEDINA, João (1994) História de Portugal Contemporâneo: Político e Institucional, Lisboa, Universidade Aberta.

Esta unidade curricular é oferecida em regime de ensino online, através da utilização da plataforma Moodle, privilegiando-se a comunicação assíncrona.
Tendo como enquadramento do processo de ensino/aprendizagem uma permanente supervisão online, os alunos elaboram as tarefas propostas pelo docente, apresentando trabalhos, recensões críticas, relatórios, protocolos, etc., que serão objecto de avaliação e/ou classificação.

O regime de avaliação preferencial é o de avaliação contínua, constituída pela realização de 2/3 e-folios (trabalhos escritos em formato digital), ao longo do semestre lectivo, e de um momento final de avaliação presencial (p-fólio), a ter lugar no final do semestre, com peso de, respectivamente, 40% e 60% na classificação final.
Os estudantes podem, no entanto, em devido tempo, optar um único momento presencial de avaliação, realizando, então uma prova de Avaliação Final (exame) com o peso de 100%.

Recomenda-se que os estudantes tenham acesso a um computador com ligação à Internet e endereço de correio electrónico.
Esta unidade curricular é leccionada em língua portuguesa.
O trabalho somativo é disponibilizado na plataforma de e-learning, devendo os estudantes que ainda não se inscreveram na plataforma, proceder a essa inscrição. Para este efeito, os estudantes devem aguardar o envio, pela Equipa de Coordenação do Curso de História, de uma Circular com normas detalhadas sobre esse processo.