Esta unidade curricular visa dar os elementos fundamentais dos negócios globais das empresas e do contexto de globalização em que atuam as pequenas e medias empresas. Antes de mais, procede-se a uma definição da globalização enquanto processo e com a caraterização das suas diversas dimensões. Será também abordada a questão crítica da globalização e das despectivas dominantes que nem sempre se baseiam em dados rigorosos. Parte desta abordagem segue os ensinamentos dos estudos críticos das organizações. Será abordado o tema da implicação para a empresa das várias dimensões da globalização (económica, cultural, política, social e de gestão). Serão ainda abordados os temas do risco, da incerteza do comércio internacional, as oportunidades e perigos da internacionalização dos negócios, a complexidade e a sustentabilidade das atividades comerciais numa perspetiva global.
Internacionalização; Globalização; Estratégia.
Compreender o conceito de cultura organizacional, contratos internacionais e negociações;
Compreender a diversidade de contextos organizacionais e culturais;
Emitir diagnósticos e realizar análise fundamentada dos desafios e das oportunidades de internacionalização de uma empresa;
Identificar as diferenças entre processos de internacionalização e de globalização.
1. Introdução à globalização e internacionalização
2. Desafios e riscos da internacionalização.
3 Dimensões da globalização
4. Tópicos de globalização e internacionalização
5. Teoria organizacional e globalização.
6. Modelos e aplicações
Bibliografia Obrigatória
Ferreira, M. P. e Reis, N. R. (2024). Negócios Internacionais. Ambiente e competição nos mercados globais. Edições Sílabo.
Martins, J. M. (2024). Internacionalização e Globalização de Empresas. Edições Sílabo
Dionísio, P., Rodrigues, V., Guerreiro, J. Canhoto, R. e Faria, H. (2025). AI_NOVATOR. Bertrand Editora.
Secundária:
Brochado, A., Lobo, C., Pacheco, L. & Maldonado, I. (2020). Drivers of and barriers to the SME internationalisation process in a small open economy. Economics Bulletin. 40 (4), 2932-2942
Santos, M., Brochado, A. & Esperança, J. (2016). Foreign direct investment patterns of global hotel chains. Journal of Business Research. 69 (11), 5235-5240
E-learning.
O regime de avaliação preferencial é o de avaliação contínua, constituída pela realização de 2 e-folios (trabalhos escritos em formato digital), ao longo do semestre letivo, e de um momento final de avaliação e-fólio Global (e-fólioG), a ter lugar no final do semestre, com peso de, respetivamente, 40% e 60% na classificação final. Os estudantes podem, no entanto, em devido tempo, optar um único momento de avaliação, realizando, então uma prova de Avaliação Final (exame) com o peso de 100%.