Global Business (LGVR)
Código: 61086
Departamento: DCSG
ECTS: 6
Área científica: Gestão
Total de horas trabalho: 156
Total de horas de contacto: 15

Esta unidade curricular visa dar os elementos fundamentais dos negócios globais das empresas e do contexto de globalização em que atuam as pequenas e medias empresas. Antes de mais, procede-se a uma definição da globalização enquanto processo e com a caraterização das suas diversas dimensões. Será também abordada a questão crítica da globalização e das despectivas dominantes que nem sempre se baseiam em dados rigorosos. Parte desta abordagem segue os ensinamentos dos estudos críticos das organizações.  Será abordado o tema da implicação para a empresa das várias dimensões da globalização (económica, cultural, política, social e de gestão). Serão ainda abordados os temas do risco, da incerteza do comércio internacional, as oportunidades e perigos da internacionalização dos negócios, a complexidade e a sustentabilidade das atividades comerciais numa perspetiva global.

Internacionalização; Globalização; Estratégia.

Compreender o conceito de cultura organizacional, contratos internacionais e negociações;

Compreender a diversidade de contextos organizacionais e culturais;

Emitir diagnósticos e realizar análise fundamentada dos desafios e das oportunidades de internacionalização de uma empresa;

Identificar as diferenças entre processos de internacionalização e de globalização.

1. Introdução à globalização e internacionalização

2. Desafios e riscos da internacionalização.

3 Dimensões da globalização

4. Tópicos de globalização e internacionalização

5. Teoria organizacional e globalização.

6. Modelos e aplicações

Bibliografia Obrigatória

Ferreira, M. P. e Reis, N. R. (2024). Negócios Internacionais. Ambiente e competição nos mercados globais. Edições Sílabo.

 

Martins, J. M. (2024). Internacionalização e Globalização de Empresas. Edições Sílabo

 

Dionísio, P., Rodrigues, V., Guerreiro, J. Canhoto, R. e Faria, H. (2025). AI_NOVATOR. Bertrand Editora.

 

Secundária:

 

Brochado, A., Lobo, C., Pacheco, L. & Maldonado, I. (2020). Drivers of and barriers to the SME internationalisation process in a small open economy. Economics Bulletin. 40 (4), 2932-2942

 

Santos, M., Brochado, A. & Esperança, J. (2016). Foreign direct investment patterns of global hotel chains. Journal of Business Research. 69 (11), 5235-5240

 

E-learning.

O regime de avaliação preferencial é o de avaliação contínua, constituída pela realização de 2 e-folios (trabalhos escritos em formato digital), ao longo do semestre letivo, e de um momento final de avaliação e-fólio Global (e-fólioG), a ter lugar no final do semestre, com peso de, respetivamente, 40% e 60% na classificação final. Os estudantes podem, no entanto, em devido tempo, optar um único momento de avaliação, realizando, então uma prova de Avaliação Final (exame) com o peso de 100%.