Total de horas trabalho: 210
Total de horas de contacto: 40
Pretendemos facilitar o processo de criação de conhecimento no que diz respeito aos fundamentos da Gestão de Projetos (GP) numa base contextualizada por um conjunto de atores e processos que têm de identificar, recursos (e sua escassez), risco, boa comunicação, e stakeholders. Os alunos terão de aplicar um plano de projeto, calendarizar, alocar recursos, monitorizar e controlar o projeto, de forma a construírem competências que lhes permitam gerir melhor projetos. Com esta abordagem pretendemos facilitar a construção de conhecimento individual e de equipa.
No fim do curso os alunos deverão saber os conceitos fundamentais e ter diferentes perspetivas, podendo exercitar uma melhor tomada de decisão, deverão saber - fazer em termos de utilizar ferramentas integradas de Gestão de Projetos, e deverão saber-ser e estar no contexto de uma atitude ética perante o projeto e suas consequências.
1) Abordagem Genérica à Gestão de Projectos. 2) Actividades, processos, tarefas. 3) Fases do projecto. 4) Equipas e grupos. 5) Competências de comunicação, comunicação organizacional (informal, formal, interna e externa). Validação da Comunicação (tipo 2). Relatórios. Infraestrutura de suporte para a informação e comunicação. 6) Projectos de tipos diferentes. Competências chave para gerir um projecto. 7) Âmbito do Projecto. 8) WBS. 9) Planeamento com PERT e GANT, e critical path. 10) Gestão do tempo. 11) Alocação de recursos. 12) Custos, estimativas e controlo. 13) Gestão de risco. Árvores de decisão, tabelas de decisão, valor esperado, funções de utilidade 14) Earned Value Management. 15) Procurement, Negociação. 16) Conclusão (fecho) e aprendizagem (Lessons learned). 17) Critical Chain e AGILE. 18) Responsabilidade ética e social
• A Guide to the Project Management Body of Knowledge, PMI, 2008, PMBOK Guide • Critical Chain, Eliyahu M. Goldratt, 1997, North River Press • Managing Telecommunications Projects, Celia Desmond, 2010, Wiley, IEEE Press
E-learning
A avaliação tem caráter individual e implica a coexistência de duas modalidades: avaliação contínua (60%) e avaliação
final (40%). Essa avaliação será desenvolvida na aplicação de formas diversificadas, definidas no Contrato de Aprendizagem da
unidade curricular.