Gestão de Projectos Informáticos
Código: 21062
Departamento: DCET
ECTS: 6
Área científica: Engenharia Informática
Total de horas trabalho: 156
Total de horas de contacto: 26

Os sistemas informáticos são sistemas complexos que necessitam de equipas de desenvolvimento para os conceber, construir e manter (Introdução). O planeamento de todo o trabalho envolvido é uma tarefa exigente e determinante para o sucesso ou insucesso do projeto. Existem modelos e métodos de gestão de projetos de forma a auxiliar a tarefa do gestor de projetos, tanto no planeamento como na execução. Importa por isso dominar graus de incerteza e saber como fazer uma execução eficaz.

1. Modelação e planeamento de projetos
2. Monitorização de projetos
3. Análise de risco

Pretende-se que, no final desta Unidade Curricular, o estudante tenha adquirido as seguintes competências:
- Compreender os conceitos básicos utilizados em gestão de projetos
- Aplicar os principais modelos de gestão de projetos
- Considerar incerteza no projeto
- Gerir a execução de um projeto informático

1. Introdução
Gestão de Projetos / Projetos de Software; Avaliação Financeira; Definição da EDT; Atividade bem decomposta; Geração da EDT.
2. Bloco A - Modelação
Mapa de Gantt; Rede de precedências (Atividades nos Arcos (AoA); Atividades nos Nós (AoN)); Recursos (Renováveis; Não renováveis; Custo); Modos múltiplos; Precedências Generalizadas; CPM (Clássico; Troca tempo/custo; Com precedências generalizadas); RCPSP (Série; Paralelo); MRCPSP; Software: Microsoft Project & RiskNet.
3. Bloco B - Incerteza
CPM (PERT; Calendários estocásticos: ASAP; Buffers; ESS; Alfa) RCPSP estocástico; Software: Microsoft Project & RiskNet. Gestão da cadeia crítica (Introdução; Problemas dos métodos anteriores; Método da Cadeia Crítica; Problemas do Método; Método da CC no RiskNet)
4. Bloco C – Execução
Execução (Fluxo de informação sobre o projeto; Ficha de Atividade; Relatório de Progresso); Controlo de Alterações; Encerramento do Projeto; Recursos Humanos.

Textos disponibilizados online;
- Mario Vanhoucke. Integrated Project Management Sourcebook -  A Technical Guide to Project Scheduling, Risk and Control. Springer ISBN: 978-3-319-27373-0

E-learning.

O regime de avaliação preferencial é o de avaliação contínua, constituída pela realização de 2/3 e-folios (trabalhos escritos em formato digital), ao longo do semestre letivo, e de um momento final de avaliação presencial (p-fólio), a ter lugar no final do semestre, com peso de, respetivamente, 40% e 60% na classificação final. Os estudantes podem, no entanto, em devido tempo, optar um único momento presencial de avaliação, realizando, então uma prova de Avaliação Final (exame) com o peso de 100%.