Código: 61049
Departamento: DCSG
ECTS: 6
Área científica: Gestão
Total de horas trabalho: 160
Total de horas de contacto: 62

Esta unidade curricular tem como objetivo estudar as várias facetas da gestão das PME e de caraterizar os desafios e os diversos elementos e facetas da vida de uma empresa deste tipo na economia de hoje. Serão abordados os vários temas clássicos das gestão das PME como a organização, o planeamento, a direção, o controlo e os recursos humanos. Além desta abordagem clássica, será dada atenção a temas como a tomada de decisão em situação de risco variável, de complexidade e de incerteza mais ou menos radical. Será ainda consagrado um capítulo ao tema da prospectiva para estas empresas assim como as questões fundamentais de gestão e de organização.

PMEs
Gestão
Gestores
Organizações de pequena dimensão

As competências são os fundamentos para entender o funcionamento de pequenas e medias empresas como as funções e dimensões críticas da gestão nestas  organizações. O aluno deve perceber melhor o que se entende por gestão de PMEs em diversos contextos organizacionais. O aluno será capaz de emitir diagnósticos e realizar análise fundamentada do sistema de gestão de PMEs e de propor melhorias organizacionais.

1.Introdução à gestão de PMEs
2.Características das PMEs.
3.Aspetos financeiros de PMEs
4.Desafios das PMEs e prospectiva
5.Teoria organizacional e PMEs.
6. Modelos e aplicações

Bibliografia Obrigatória
Luis Catañeda (2013) Alta Gestão nas PME, Lisboa: Vida Económica
Jacquinet, M. (2019). “Tomada de decisão”. In J. Jardim, Dicionário de Educação em Empreendedorismo (1st ed., pp. 6).  Lisboa: Editora Gradiva.[facultado pelo docente, uso restrito na plataforma por causa de direitos de autor, fair use]
Jacquinet, M. (2018). “Gestão”. In J. Jardim, Dicionário de Educação em Empreendedorismo (1st ed., pp. 6).  Lisboa: Editora Gradiva.[facultado pelo docente, uso restrito na plataforma por causa de direitos de autor, fair use]
Jacquinet, M. (2019). “Lean Management”. In J. Jardim, Dicionário de Educação em Empreendedorismo (1st ed., pp. 6).  Lisboa: Editora Gradiva.[facultado pelo docente, uso restrito na plataforma por causa de direitos de autor, fair use]
Jacquinet, M. (2019). “Start up capital”. In J. Jardim, Dicionário de Educação em Empreendedorismo (1st ed., pp. 6). Lisboa: Editora Gradiva.[facultado pelo docente, uso restrito na plataforma por causa de direitos de autor, fair use]
Jacquinet, M. (2019). “Cash flow - fluxo caixa”. In J. Jardim, Dicionário de Educação em Empreendedorismo (1st ed., pp. 6).  Lisboa: Editora Gradiva.[facultado pelo docente, uso restrito na plataforma por causa de direitos de autor, fair use]
Jacquinet, M. (2019). “PIB - Produto Interno Bruto”. In J. Jardim, Dicionário de Educação em Empreendedorismo (1st ed., pp. 6).  Lisboa: Editora Gradiva.[facultado pelo docente, uso restrito na plataforma por causa de direitos de autor, fair use]
Jacquinet, M. (2019). “Plano de Negócios”. In J. Jardim, Dicionário de Educação em Empreendedorismo (1st ed., pp. 6).  Lisboa: Editora Gradiva.[facultado pelo docente, uso restrito na plataforma por causa de direitos de autor, fair use]
Jacquinet, M. (2019). “Economia Social”. In J. Jardim, Dicionário de Educação em Empreendedorismo (1st ed., pp. 6).  Lisboa: Editora Gradiva.[facultado pelo docente, uso restrito na plataforma por causa de direitos de autor, fair use]

Existem ainda um conjunto de textos pedagógicos disponibilizados ou na plataforma ou no repositório aberto da Universidade Aberta.

Bibliografia Adicional
Pietersma, Paul e Gerben Van Den Berg (2015) Os Principais Modelos de Gestão; Lisboa: Actual Editora; ISBN: 9789896941253

Outros artigos disponibilizados na plataforma

O regime de avaliação preferencial é o de avaliação contínua, constituída pela realização de 2/3 e-folios (trabalhos escritos em formato digital), ao longo do semestre letivo, e de um momento final de avaliação presencial (p-fólio), a ter lugar no final do semestre, com peso de, respetivamente, 40% e 60% na classificação final. Os estudantes podem, no entanto, em devido tempo, optar um único momento presencial de avaliação, realizando, então uma prova de Avaliação Final (exame) com o peso de 100%.

Boas competências na ótica do utilizador: Processador de texto; Internet.
Os textos base estão escritos em Português, sendo desejável que o aluno tenha domínio da língua inglesa para poder utilizar livros e textos complementares.