Gestão de Marketing
Código: 62071
Departamento: DCSG
ECTS: 6
Área científica: Gestão
Total de horas trabalho: 156
Total de horas de contacto: 40

A unidade curricular Gestão de Marketing tem como objetivo aprofundar e desenvolver a perceção e análise do funcionamento dos mercados e das suas variáveis mais determinantes. Simultaneamente pretende-se impulsionar o conhecimento das diferentes técnicas e instrumentos vitais para a gestão do marketing e do marketing digital nas organizações.
 

Digital
Cliente
Marca
Comunicação

A partilha  de conhecimentos permitirá aos futuros mestres adquirir competências nos domínios da gestão de marketing e de e-marketing que constituirão valor acrescentado para os futuros gestores, quadros superiores e empresários. Em simultâneo os mestrandos poderão também construir os alicerces para futuros investigadores.

PARTE I
Evolução e Conceitos de Marketing
O Processo de Pesquisa de Marketing
Satisfação, Valor e Fidelidade do Cliente
Segmentação do Mercado e Seleção do Mercado-alvo
O Marketing Mix
O Valor da Marca

PARTE II

Marketing Digital
Comunicação Integrada online
Redes sociais
Comportamento do Consumidor na Internet
Plano de Marketing Digital

1. Principal:
Ferreira, B., Marques, H., Caetano, J. Pereira, J. & Rodrigues, M. (2021). Fundamentos de Marketing (4ª Edição). Edições Sílabo.

Kotler, P. & Keller, K. L. (2013). Marketing management (14th ed.). Pearson Prentice Hall.

Kotler, P. & Kartajaya, H. & Setiwan, I. (2017). Marketing 4.0: Mudança do tradicional para o digital. Coimbra: Actual Editora.

Stokes, R. (2018). eMarketing - The essential guide to marketing in a digital world (6th edition). Capte Town: The Red & Yellow Creative School of Business

Conrado, A. (2019). Os 8Ps do marketing digital: O guia estratégico do marketing digital (4ª edição). Alfragide: Texto Editores, Lda.

2. Facultativa:
Kotler, P. (2003). Marketing Insights from A to Z - 80 concepts every manager needs to know. New Jersey: John Wiley & Sons.

Carrera, F. (2018). Marketing digital na versão 2.0: O que não pode ignorar. Lisboa: Edições Sílabo, Lda.

Kotler et al. (2016) Marketing 3.0: Do produto e do consumidor até ao espírito humano. Coimbra: Actual Editora

Ryan, D. & Jones, C. (2017). Understanding digital marketing: Marketing strategies for engaging the digital generation (4th ed.). Kogan Page.

Outros Recursos

Outros recursos quer artigos científicos quer outras fontes digitais serão apresentados ao longo da UC.
 













 

E-learning

A avaliação tem caráter individual e implica a coexistência de duas modalidades: avaliação contínua (60%) e avaliação final (40%). Essa avaliação será desenvolvida na aplicação de formas diversificadas, definidas no Contrato de Aprendizagem da unidade curricular.

É conveniente o domínio da língua inglesa.