Gestão da Qualidade (LGVR)
Código: 61084
Departamento: DCSG
ECTS: 6
Área científica: Gestão
Total de horas trabalho: 156
Total de horas de contacto: 15

 A Unidade Curricular (UC) "Gestão da Qualidade" está estruturada para fornecer uma análise profunda e prática das técnicas de gestão da qualidade, essenciais para elevar a qualidade e a competitividade das organizações. A UC visa dotar os estudantes com conhecimentos e competências para abordar eficazmente os métodos e técnicas de gestão da qualidade aplicados ao desenvolvimento de processos, produtos e serviços, promovendo uma visão integrada desta gestão nas organizações.

Os estudantes irão adquirir competências fundamentais, incluindo a compreensão das técnicas de gestão da qualidade, abordar os objetivos e requisitos principais das normas ISO que enquadram a Qualidade, e a compreensão dos principais métodos e técnicas em sistemas de qualidade. Serão também capacitados com competências para contribuir na melhoria de processos de qualidade e entender os processos associados ao planeamento, implementação e controlo da qualidade.

O estudante adquire um conhecimento abrangente e aplicável da gestão da qualidade. Prepara-se os estudantes para enfrentar desafios reais e contribuir significativamente para a melhoria e sucesso das organizações com as escolhas adequadas das ferramenta e metodologias para a resolução de problemas da qualidade em que atuarem ou venham a atuar.

A relação entre qualidade, produtividade e competitividade assenta na abordagem da Qualidade como uma filosofia de gestão com ferramentas e metodologias específicas.

 

Gestão da Qualidade

Sistemas de Qualidade

Qualidade Total

Melhoria de Processos

 

• Compreender as técnicas de gestão da qualidade;

• Interpretar a norma ISO 9001:2015;

• Compreender os principais métodos e as técnicas em sistemas de qualidade;

• Adquirir as habilidades básicas necessárias para contribuir para a melhoria de processos de qualidade;

• Compreender os processos associados ao planeamento, implementação e controlo da qualidade.

2.11. Conteúdos programáticos (PT):

1. A gestão da qualidade

2. Os sistemas de qualidade

3. Qualidade, produtividade e competitividade

4. Programa de qualidade total

5. ISO 9001

Obrigatória:

1. António Ramos Pires (2016). Sistemas de Gestão da Qualidade. Ambiente, segurança, responsabilidade social, indústria e serviços (2ª

Edição)

E-learning.

O regime de avaliação preferencial é o de avaliação contínua, constituída pela realização de 2 e-folios (trabalhos escritos em formato digital), ao longo do semestre letivo, e de um momento final de avaliação e-fólio Global (e-fólioG), a ter lugar no final do semestre, com peso de, respetivamente, 40% e 60% na classificação final. Os estudantes podem, no entanto, em devido tempo, optar um único momento de avaliação, realizando, então uma prova de Avaliação Final (exame) com o peso de 100%.

Conhecimentos de Microsoft Excel.Os textos base estão escritos em Português e Inglês, sendo desejável que o aluno tenha domínio da

língua inglesa para poder utilizar livros e textos complementares escritos nessa língua.