Gestão da Inovação e do Conhecimento
Código: 62023
Departamento: DCSG
ECTS: 6
Área científica: Gestão
Total de horas trabalho: 156
Total de horas de contacto: 40

Esta Unidade curricular visa a dar um conhecimento mais aprofundado do que se entende por gestão da inovação e do conhecimento, ressaltando as transformações sócio económicas em curso.
Além da parte teórica, exemplos de inovação e de gestão do conhecimento serão dados ao longo da matéria.
Ao nível dos saberes, as competências abrangem entender os fundamentos da economia da inovação e da economia do conhecimento, a complexidade dos processos organizacionais, a gestão das atividades de investigação e desenvolvimento, a própria gestão do conhecimento e as interações com a economia e os sistemas nacionais, regionais e sectoriais de inovação. Finalmente, a disciplina visa a dar ao aluno as competências para uma abordagem integrada da inovação, estratégia, mudança e gestão do conhecimento.

Economia da inovação e do conhecimento
Gestão da inovação
Gestão do conhecimento
Organização e gestores do conhecimento

Em primeiro lugar, dar ao aluno as ferramentas para reconhecer e explicar os vários processos relacionados com a inovação e a gestão do conhecimento nas organizações.
Em segundo lugar, permitir que o aluno perceba comportamentos humanos decorrentes de ações específicas desencadeadas pela gestão das atividades de inovação e de gestão do conhecimento nas organizações.
Ao termo da conclusão da disciplina, o aluno será capaz de entender o que é a economia da inovação e do conhecimento e a sua gestão assim como formular diagnósticos, políticas e ações concretas para uma organização ou empresa e utilizar os seus conhecimentos para ir além da matéria abordada e construir novos saberes com uma larga autonomia. Além da análise crítica, a unidade curricular visa a aquisição das seguintes competências: elaboração de relatórios fundamentados, debates com utilização de conhecimentos recentes e implementação e controlo de medidas de gestão da inovação e do conhecimento.

1. Introdução à economia da inovação e do conhecimento
2. Gestão da inovação, de atividades de I&D e mudança organizacional.
3. Tópicos avançados de gestão da inovação
4. Tópicos avançados de gestão do conhecimento
5. Mudança organizacional sistema de inovação.

Bibliografia principal
Godinho, Manuel M. (2013) A inovação em Portugal, Lisboa, Fundação Francisco Manuel dos Santos.
Archibald, Russell D.; Archibald, Shane C (2016) Leading and managing innovation : what every executive team must know about project, program and portfolio management, London, CRC Press  (na colecção Best practices and advances in program management series)
Dodgson, M. and D. Gann (2018). Innovation: a very short introduction, Oxford University Press.
Pandey,  Krishna Nath (2016) Paradigms of Knowledge Management: With Systems Modelling Case Studies,Berlin e New Delhi, Springer e Springer India, isbn 978-81-322-2783-0 ou 978-81-322-2785-4.
Fritzenschaft, Tim (2014) Critical Success Factors of Change Management: An Empirical Research in German Small and Medium-Sized Enterprises, Berlin, Gabler Verlag, isbn =  978-3-658-04548-7 ou 978-3-658-04549-4
Jeanes, E. and T. Huzzard (2014): Critical Management Research: Reflections from the Field. London: SAGE Publications.
Martins, José (2010), Gestão do conhecimento, Lisboa, Edições Silabo
Robbins, Stephen e Timothy Judge (2016) Organizational Behaviour, New York, Prentice-Hall.
Scieur, Philippe (2015) Sociologie des organisations. Paris, Armand Colin.
Pietersma, Paul e Gerben Van Den Berg (2015) Os Principais Modelos de Gestão; Lisboa: Actual Editora; ISBN: 9789896941253
 
Há ainda artigos a ser indicados no início de cada actividade.
 

E-learning

A avaliação tem caráter individual e implica a coexistência de duas modalidades: avaliação contínua (60%) e avaliação final (40%). Essa avaliação será desenvolvida na aplicação de formas diversificadas, definidas no Contrato de Aprendizagem da unidade curricular.