Geologia Geral I
Código: 21056
Departamento: DCET
ECTS: 6
Área científica: Ciências da Terra
Total de horas trabalho: 156
Total de horas de contacto: 26

Nesta unidade curricular estudam-se aspectos relacionados com a morfogénese e a sedimentogénese. São ainda abordados tópicos fundamentais de cristalografia e mineralogia.

1. Geologia
2. Cristalografia
3. Mineralogia
4. Geodinâmica externa

Ter capacidade de aplicar conceitos e princípios fundamentais da estrutura cristalina dos minerais na interpretação de um conjunto alargado de fenómenos geológicos. Ser capaz de interpretar os processos da dinâmica externa da Terra.

Cristalografia morfológica. Cristaloquímica. Organização sistemática dos minerais. A alteração das rochas e os solos. Agentes modeladores do relevo. Sedimentogénese e rochas sedimentares.

Materiais a disponibilizar na plataforma de e-learning.

E-learning.

O regime de avaliação preferencial é o de avaliação contínua, constituída pela realização de 2/3 e-folios (trabalhos escritos em formato digital), ao longo do semestre letivo, e de um momento final de avaliação presencial (p-fólio), a ter lugar no final do semestre, com peso de, respetivamente, 40% e 60% na classificação final. Os estudantes podem, no entanto, em devido tempo, optar um único momento presencial de avaliação, realizando, então uma prova de Avaliação Final (exame) com o peso de 100%.