Geografia Humana de Portugal
Código: 31026
Departamento: DCSG
ECTS: 6
Área científica: Geografia
Total de horas trabalho: 156
Total de horas de contacto: 15

O estudo da Geografia Humana de Portugal tem como ponto de partida uma reflexão sobre a dinâmica demográfica nacional desde que existem dados censitários. São analisados fatores decisivos das várias fases demográficas até à atualidade. Abordam-se as migrações e a população em idade ativa com especial atenção no s padrões de distribuição e nos mecanismos responsáveis pela sua dinâmica.  
Faz-se uma reflexão crítica sobre as cidades, o sistema urbano e as transformações recentes associadas aos grandes aglomerados populacionais, incluindo as áreas metropolitanas.
Abordam-se atividades económicas que determinam a organização do espaço.

Geografia Humana de Portugal
População
Cidades
Atividades económicas

Analisar criticamente a dinâmica demográfica do país;
Refletir sobre os condicionalismos que estão na base da dinâmica dos centros urbanos em Portugal;
Refletir criticamente sobre as características da ocupação humana do território e o seu reflexo nas atividades económicas.

1. População e território (dinâmicas demográficas; migrações; população ativa);
2. Cidades e sistemas urbanos (conceitos; sistema urbano; áreas metropolitanas);
3. Atividades económicas (atividades rurais; pesca; atividades industriais; serviços).

Medeiros, C. A. (Direcção) (2005-2006) – Geografia de Portugal, Círculo de Leitores, Vol 2, Lisboa.
Medeiros, C. A. (Direcção) (2005-2006) – Geografia de Portugal, Círculo de Leitores, Vol 3, Lisboa.

Nota: todos os recursos de estudos estão disponíveis no ambiente de aprendizagem.

E-learning.

O regime de avaliação preferencial é o de avaliação contínua, constituída pela realização de 2/3 e-folios (trabalhos escritos em formato digital), ao longo do semestre letivo, e de um momento final de avaliação presencial (p-fólio), a ter lugar no final do semestre, com peso de, respetivamente, 40% e 60% na classificação final. Os estudantes podem, no entanto, em devido tempo, optar um único momento presencial de avaliação, realizando, então uma prova de Avaliação Final (exame) com o peso de 100%.

Esta unidade curricular é oferecida em regime de ensino online, através da utilização da plataforma Moodle, privilegiando-se a comunicação assíncrona.
Tendo como enquadramento do processo de ensino/aprendizagem uma permanente supervisão online, os alunos elaboram as tarefas propostas pelo docente, apresentando trabalhos, recensões críticas, relatórios, protocolos, etc., que serão objecto de avaliação e/ou classificação.