Formação e Empregabilidade
Código: 11130
Departamento: DEED
ECTS: 6
Área científica: Ciências da Educação
Total de horas trabalho: 156
Total de horas de contacto:

Esta unidade curricular tem como objetivo preparar os estudantes para a realidade atual da educação para a carreira e a educação orientada para a empregabilidade. Procura-se promover uma reflexão crítica sobre o papel da agência de cada indivíduo na carreira, e da formação de adultos com baixos níveis de escolaridade, com especial enfoque na sua integração e inclusão socioprofissional. Através da análise de conceitos-chave e de contextos pertinentes, serão discutidas estratégias e intervenções que favoreçam a empregabilidade, analisem o problema da adaptação/ reinserção do profissional e promovam a equidade em contextos marcados por vulnerabilidade social.

Objetivos de aprendizagem:

Pretende-se que no final desta unidade o estudante seja capaz de:

• analisar os novos formatos educativos concebidos e concretizados para a integração sóciolaboral facilitando aos estudantes informações e conhecimentos sobre estes novos formatos.

Para tanto é necessário:

O1 - Identificar lógicas de ação inerentes às práticas de educação e formação de adultos;

O2 - Identificar os novos formatos educativos para a integração sóciolaboral;

O3 - Analisar as iniciativas, programas e projetos existentes em contexto português e as

tendências sobre o tema.

Tema 1 - Desenvolvimento de recursos de carreira.

Tema 2 - Contextualização do problema da adaptação/ reinserção do profissional adulto.

Tema 3 - Novos formatos educacionais para integração sociolaboral.

Tema 4 - Análise de casos, novas tendências e boas práticas.

Governo de Portugal. (2024, 17 de dezembro). Relatório global da OCDE sobre as competências dos adultos. Recuperado de https://pessoas2030.gov.pt/2024/12/17/relatorio-global-da-ocde-sobre-as-competencias-dos-adultos/

Silva, V. C. ( 2023).OS ADULTOS POUCO ESCOLARIZADOS QUE NÃO RETOMARAM A EDUCAÇÃO FORMAL Trajetórias, contextos e a relação com a aprendizagem ao longo da vida In SOCIOLOGIA ON LINE, n.º 33, dezembro, pp. 11-33 | DOI: 10.30553/sociologiaonline.2023.33.1

Cavaco, C. (2008). Capítulo 1.3 Termos e conceitos — a definição (im)possível. In Adultos pouco escolarizados. Diversidade e Interdependência de lógicas de formação. Tese de doutoramento. Lisboa. Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação/Universidade de Lisboa. (pdf)

Milagre, C., Passeiro, J. Almeida, V. ( 2003). Novos actores na formação de grupos sociais desfavorecidos. In Revista Europeia Formação Profissional. Nº 30. Set/Dez, 2003.

A metodologia de ensino adotada dentro do modelo pedagógico da Universidade aberta destaca-se pelo trabalho autónomo e colaborativo centrado no estudante A inovação dos processos está em facilitar aos estudantes interfaces online diferenciadas e estratégias didáticas onde a aprendizagem ocorre de forma construtiva, aplicada e ao mesmo tempo reflexiva.

As estratégias utilizadas incluem atividades com visualização e construção de vídeos, construção de mapas, leitura de imagens, resolução de problemas, estudo autônomo, experiências práticas, mas sempre com espaços de partilha e colaboração, aplicação em situações específicas e promoção de debates. O feedback é contínuo em cada um desses processos individualmente e em grupo.

Estudantes que escolhem a modalidade de avaliação contínua

O regime de avaliação contínua contempla a realização de dois ou três E-fólios (trabalhos escritos) em formato digital submetidos na plataforma Moodle e de um E-fólio global (prova final) realizado no final do semestre na Plataforma WISEflow, com peso de, respetivamente, 40% e 60%. A tipologia de prova do E-fólio global (e.g. multi, assign, lock) será comunicada aos estudantes no início do semestre no Plano da Unidade Curricular (PUC).

O exame é realizado na plataforma WISEflow, uma ferramenta digital que permite a gestão e avaliação de exames de forma eficiente e segura. A plataforma oferece um ambiente online onde os estudantes poderão submeter as suas respostas, seja por meio de questões de escolha múltipla, de desenvolvimento ou de aplicação direta do conteúdo. Os exames são elaborados para atender todo o conteúdo da UC em uma única prova final.

Informação detalhada sobre os procedimentos de avaliação da UAb: https://portal.uab.pt/avaliacao/