Esta UC visa proporcionar aos estudantes um espaço de abertura de horizontes criativos, onde a tecnologia se hibridiza com a ciência e a arte, facultando-lhes o acesso a um conjunto significativo de tecnologias e áreas artísticas tecnológicas em ambiente teórico-prático, por forma a permitir-lhes identificar e selecionar as áreas de interesse para os seus Projetos de Média-Arte Digital. Visa ainda um objetivo pedagógico maior que é a condução do estudante ao longo de várias áreas temáticas do conhecimento e tecnologia, com vista à identificação das suas áreas de interesse para desenvolvimento futuro na tese. Será ainda pedido aos estudantes o desenvolvimento de um um Estudo de Estado da Arte detalhado incidindo sobre os módulos usados/a usar para construir o projeto de média-arte digital e a proposta de tese.
Arte Digital
Arte Computacional
Artefactos Artísticos
Ao concluir esta unidade curricular o aluno deverá estar capaz de:
Esta unidade curricular desdobra-se nas diversas subáreas disciplinares da tecnologia e arte computacional identificadas. O estudante terá de frequentar um mínimo de cinco módulos destas subáreas e realizar os módulos obrigatórios, totalizando 30 créditos. O programa abarca os vários módulos cada um em uma determinada subárea cobrindo os seguintes tópicos:
1) Fundamentos: conceitos, princípios, objetivos e motivação principal;
• Araújo, A. B., Olivero, L. F., & Antinozzi, S. (2019). HIMmaterial: Exploring new hybrid media for immersive drawing and collage. Proceedings of the 9th International Conference on Digital and Interactive Arts , 1–4.
• Datta, A. & Goswami, R. (2021). The Film Industry Leaps into Artificial Intelligence: Scope and Challenges by the Filmmakers. Em V. S. Rathore et al. (eds.), Rising Threats in Expert Applications and Solutions, Advances in Intelligent Systems and Computing 1187, 665-670. https://doi.org/10.1007/978-981-15-6014-9_80
• De la Garza, A., & Travis, C. (Eds.). (2018). The STEAM revolution: Transdisciplinary approaches to science, technology, engineering, arts, humanities and mathematics. Springer.
• Fernandes-Marcos, A. (2017). Artefacto computacional: elemento central na prática artística em arte e cultura digital. Revista Lusófona de Estudos Culturais, vol.3, n.2. https://doi.org/10.21814/rlec.182
• Geroimenko, Vladimir. (2022). Augmented reality art. From an Emerging Technology to a Novel Creative Medium. Springer Series on Cultural Computing. https://doi.org/10.1007/978-3-030-96863-2
• Gomes, J. A., Carvalhais, M., & Portovedo, H. (2021). Audible (Art): The invisible connections. Journal of Science and Technology of the Arts, 13(1), 9-20.
• Gross, B., Bohnacker, H., Laub, J., & Lazzeroni, C. (2018). Generative Design: Visualize, Program, and Create with JavaScript in p5. js. Chronicle Books.
• Margolis, M., Jepson, B., & Weldin, N. R. (2020). Arduino cookbook: recipes to begin, expand, and enhance your projects . O'Reilly Media.
• Santaella, L. (2018), “Arte, ciência & tecnologia: um campo em expansão”, Pablo Gabira, Percursos contemporâneos. Realidades da arte ciência e tecnologia, Belo Horizonte: UEMG.
• Silva, B.; Carrega, J. (Org.) (2021). The Forking Paths, Interactive Film and Media. Ediçoes CIAC.
• Veiga, P. A. (2023). Generative Video Art. In Creating Digitally: Shifting Boundaries: Arts and Technologies—Contemporary Applications and Concepts (pp. 241-266). Cham: Springer International Publishing.
• Veiga, P.A. (2020). O Museu de Tudo em Qualquer Parte: arte e cultura digital - inter-ferir e curar. Coleção Humanitas, Centro de Investigação em Artes e Comunicação. Coimbra: Grácio Editor. ISBN: 9789899023253
E-Learning (completamente online)
Ensino misto (online com momentos presenciais)
A avaliação desta unidade curricular abarca uma dimensão de cariz contínuo baseada na qualidade das questões e problemáticas que o estudante vai colocando ao docente/turma; da realização das tarefas propostas em cada módulo, bem como da participação na discussão nos fóruns. Através desta dimensão o estudante deverá assegurar frequência (aproveitamento) dos três módulos obrigatórios e dos cinco módulos opcionais. O Estudo de Estado da Arte elaborado ao longo do ano letivo determinará a sua classificação quantitativa, após a apreciação em prova pública, durante o retiro doutoral
Em função da natureza teórica da unidade curricular o processo de ensino/aprendizagem deve observar uma abordagem baseada em trabalho individual na forma de estudo intensivo da área e do respetivo estado da arte e a participação, em turma virtual, no processo de aprendizagem colaborativa online baseada na discussão e análise crítica dos vários tópicos de estudo. O docente realiza sessões de orientação tutorial online para focalizar o esforço do estudo