Código: 21050
Departamento: DCET
ECTS: 6
Área científica: Física
Total de horas trabalho: 156
Total de horas de contacto: 26

A UC de Física II proporciona ao estudante de matemática um espaço para a aplicação de conceitos e técnicas avançadas adquiridos ao longo da sua formação, com ênfase no cálculo vetorial diferencial e integral, ao mesmo tempo em que lhe confere uma formação de base na área do eletromagnetismo, formação essa que lhe permitirá compreender melhor o mundo que o rodeia, as suas partes constituintes e interações entre elas.

Física
Campo eletromagnético
Corrente elétrica
Ondas eletromagnéticas

Utilizar adequadamente a linguagem físico-matemática para estruturar e exprimir o pensamento.
Aplicar conceitos, princípios e teorias físicas à resolução de situações problemáticas do mundo real.
Pesquisar, seleccionar e organizar informação para a transformar em conhecimento aplicável a fenómenos do dia-a-dia.
Adoptar estratégias científicas adequadas á resolução de problemas e à tomada de decisões.
Realizar actividades de forma autónoma, responsável e criativa, em ambiente colaborativo.

Forças elétricas e campos elétricos
Cargas elétricas, bons e maus condutores elétricos, lei de Coulomb; campo elétrico e fluxo elétrico; lei de Gauss e sua aplicação a distribuições de cargas; movimento de partículas nos campos elétricos; condutores em equilíbrio eletrostático.
Potencial e capacidade elétrica
Diferença de potencial e potencial nos campos elétricos; potencial devido a distribuições discretas e contínuas de carga elétrica; potencial nos condutores e nos condensadores; capacidade dos condutores e dos condensadores; associação de condensadores.
A corrente e os circuitos de corrente continua
Corrente, resistência e lei de Ohm; supercondutores; um modelo estrutural para a condução elétrica; energia e potência elétrica; fontes de f.e.m.; associação de resistores; leis de Kirchhoff; carga e descargas dos condensadores – tratamento com base em equações diferenciais.
Forças magnéticas e campos magnéticos
O campo magnético e a lei de Lorentz; movimento de partículas carregadas em campos magnéticos; força magnética que actua em condutores elétricos; o torque nas espiras elétricas; lei de Biot e Savart; força magnética entre condutores paralelos; lei de Ampere; o solenóide e seu campo magnético; magnetismo na matéria.
Indução eletromagnética
Lei de Faraday e lei de Lenz da indução; f.e.m induzida em condutores e campos elétricos; autoindução; circuitos de corrente alternada; energia armazenada no campo magnético.
Ondas eletromagnéticas
Corrente de deslocamento e lei de Ampère generalizada; equações de Maxwell; ondas eletromagnéticas; a produção das ondas hertzianas; energia transportada pelas ondas eletromagnéticas.

Bibliografia obrigatóriaum de
David Halliday, Robert Resnick & Jearl Walker. Fundamentos de Física, vol. 3. Ed. LTC - Livros Técnicos e Científicos (Rio de Janeiro, 2009).
Raymond Serway & John Jewett, Jr. Princípios de Física, vol. 3. Ed. Thomson Learning (São Paulo, 2004).
 
Bibliografia complementar e exercícios:
Frederick Bueche & Eugene Hecht. Física. Ed. McGraw-Hill de Portugal (2001).
Textos de apoio elaborados pelo professor, nomeadamente textos esclarecendo alguns pontos menos claros no livro de texto e resoluções de exercícios propostos do manual e de exames de anos anteriores.

E-learning

O regime de avaliação preferencial é o de avaliação contínua, constituída pela realização de 2 e-folios (trabalhos escritos em formato digital), ao longo do semestre letivo, e de um momento final de avaliação e-fólio Global (e-fólioG), a ter lugar no final do semestre, com peso de, respetivamente, 40% e 60% na classificação final. Os estudantes podem, no entanto, em devido tempo, optar um único momento de avaliação, realizando, então uma prova de Avaliação Final (exame) com o peso de 100%.

São pré-requisitos desta Unidade Curricular, conhecimentos de cálculo diferencial e integral vetorial (Elementos de Análise Infinitesimal III) e de álgebra linear