Código: 21049
Departamento: DCET
ECTS: 6
Área científica: Física
Total de horas trabalho: 156
Total de horas de contacto: 26

A UC de Física I proporciona ao estudante de matemática um espaço para a aplicação dos conceitos e técnicas adquiridos ao longo da sua formação, ao mesmo tempo em que lhe confere uma formação de base na área da mecânica, formação essa que lhe permitirá compreender melhor o mundo que o rodeia, as suas partes constituintes e interações entre elas.

Física
Mecânica
Mecânica Ondulatória

1.Utilizar adequadamente a linguagem físico-matemática para estruturar e exprimir o pensamento.
2.Aplicar conceitos, princípios e teorias físicas à resolução de situações problemáticas do mundo real.
3.Pesquisar, seleccionar e organizar informação para a transformar em conhecimento aplicável a fenómenos do dia-a-dia.
4.Adoptar estratégias científicas adequadas á resolução de problemas e à tomada de decisões.
5.Realizar actividades de forma autónoma, responsável e criativa, em ambiente colaborativo.

Grandezas físicas e suas unidades
A Física e as grandezas físicas, vetoriais e escalares. Dimensões das grandezas.
Mecânica I: dinâmica da translação
Cinemática elementar e movimento retilíneo uniforme e uniformemente variado. Movimentos a duas dimensões e suas grandezas específicas. Forças e movimentos: as leis de Newton da dinâmica. Forças comuns. Aplicações das leis de Newton ao estudo de fenómenos estáticos e dinâmicos. A energia, suas formas e os teoremas de trabalho-energia. Sistemas conservativos e não conservativos. Diagramas de energia. O momento linear e sua conservação.
Mecânica II: dinâmica da rotação
Cinemática da rotação. O torque como causa da rotação e as leis de Newton aplicadas à rotação. Equilíbrio estático e rolamento dos corpos rígidos. O momento angular e sua conservação. A lei newtoniana da Gravitação. Modelos planetários. Leis de Kepler. Considerações energéticas no movimento planetário e dos satélites.
Ondas mecânicas
O movimento harmónico simples e as ondas mecânicas. Ondas sinusoidais progressivas e ondas estacionárias.

Bibliografia obrigatória (um dos seguintes):
• David Halliday, Robert Resnick & Jearl Walker. Fundamentos de Física (8ª edição), vol. 1. Ed. LTC - Livros Técnicos e Científicos (Rio de Janeiro, 2009). Importadora: Nova Guanabara (grupo Porto Editora).
• Raymond Serway & John Jewett, Jr. Princípios de Física (3ª edição), vol. 1. Ed. Thomson Learning (São Paulo, 2004). Importadora: Dinternal.

Bibliografia complementar (opcional):
• Frederick Bueche & Eugene Hecht. Física. Ed. McGraw-Hill de Portugal (2001).
• Textos de apoio elaborados pelo professor, nomeadamente textos esclarecendo alguns pontos menos claros no livro de texto e resoluções de exercícios propostos do manual e de exames de anos anteriores.
 

E-learning (completamente online).

O regime de avaliação preferencial é o de avaliação contínua, constituída pela realização de 2/3 e-folios (trabalhos escritos em formato digital), ao longo do semestre letivo, e de um momento final de avaliação presencial (p-fólio), a ter lugar no final do semestre, com peso de, respetivamente, 40% e 60% na classificação final. Os estudantes podem, no entanto, em devido tempo, optar um único momento presencial de avaliação, realizando, então uma prova de Avaliação Final (exame) com o peso de 100%.

São pré-requisitos desta Unidade Curricular:
• conhecimentos de cálculo vetorial, diferencial e integral (Elementos de Análise Infinitesimal III) e de álgebra linear