Física Geral
Código: 21048
Departamento: DCET
ECTS: 6
Área científica: Física
Total de horas trabalho: 156
Total de horas de contacto: 26

A UC de Física Geral pretende proporcionar uma formação de base em física clássica. Com ênfase na mecânica, pedra basilar de toda a física, esta formação permite ao estudante compreender melhor o mundo que o rodeia, as suas partes constituintes e interações entre elas e a maioria dos fenómenos do dia-a-dia. O uso do computador permite introduzir e lidar com alguns elementos do mundo real que impossibilitam a resolução analítica das equações associadas.

1. Física
2. Grandezas e medidas
3. Mecânica
4. Computadores e programação

Utilizar adequadamente a linguagem físico-matemática para estruturar e exprimir o pensamento.
Aplicar conceitos, princípios e teorias físicas à resolução de situações problemáticas do mundo real.
Pesquisar, selecionar e organizar informação para a transformar em conhecimento aplicável a fenómenos do dia-a-dia. Adotar estratégias científicas adequadas á resolução de problemas e à tomada de decisões.
Utilizar o computador para resolver numericamente problemas da física que não são tratáveis de forma analítica.
Realizar atividades de forma autónoma, responsável e criativa, em ambiente colaborativo.

Grandezas físicas e suas unidades. A Física e as grandezas físicas, vetoriais e escalares. Dimensões das grandezas e análise dimensional. Sistemas de unidades. Incertezas em medições e algarismos significativos.
Mecânica I: forças e movimentos. Cinemática elementar e movimento retilíneo uniforme e uniformemente variado. Movimentos a duas dimensões e suas grandezas específicas. As leis de Newton da dinâmica. Forças comuns. Aplicações das leis de Newton ao estudo de fenómenos estáticos e dinâmicos.
Mecânica II: energia, conservação da energia e formas de energia. As formas de energia e os teoremas de trabalho-energia. Sistemas conservativos e não conservativos. A lei da gravitação universal. Os momentos linear e angular e sua conservação.
Uso do computador: Forças dependentes da velocidade e posição. Equações diferenciais resultantes das leis de Newton. Integração numérica de equações diferenciais: algoritmos de Euler, Heun e Runge-Kutta. Programação dos algoritmos e aplicações.
 

David Halliday, Robert Resnick & Jearl Walker. Fundamentos de Física, Vol. 1. Ed. LTC - Livros Técnicos e Científicos.
Steven Chapra & Raymond Canale. Métodos Numéricos para Engenharia (5ª edição). Ed. McGraw-Hill.

 

E-learning

O regime de avaliação preferencial é o de avaliação contínua, constituída pela realização de 2/3 e-folios (trabalhos escritos em formato digital), ao longo do semestre letivo, e de um momento final de avaliação presencial (p-fólio), a ter lugar no final do semestre, com peso de, respetivamente, 40% e 60% na classificação final. Os estudantes podem, no entanto, em devido tempo, optar um único momento presencial de avaliação, realizando, então uma prova de Avaliação Final (exame) com o peso de 100%.

São pré-requisitos desta Unidade Curricular:
•domínio dos conteúdos essenciais de Física que constam de diversos manuais destinados ao ensino secundário do nosso país;
•conhecimentos de cálculo matemático elementar.

Apresentação pessoal do docente