A unidade curricular relaciona as decisões de investimento numa empresa com a sua forma de financiamento, via estrutura de capital. São apresentados os principais tipos de financiamento, tanto ao nível da origem – capitais próprios e capitais alheios – como ao nível da sua duração – médio e longo prazo e curto prazo – com as respetivas implicações quanto ao custo. São ainda apresentados os fundamentos de avaliação de ativos financeiros e de gestão de carteiras.
Fontes de Financiamento
Estrutura de Capitais
Avaliação de Empresas
Gestão de Carteiras
Após a conclusão da unidade curricular, o aluno deverá ser capaz de: (i) conhecer e aplicar os principais métodos de avaliação de empresas; (ii) identificar as diferentes formas de financiamento e determinar o custo dos capitais próprios e dos capitais alheios; (iii) utilizar e justificar as opções de gestão financeira de curto prazo com identificação das respetivas origens e aplicações; (iv) analisar os efeitos da diversificação sobre o risco dos ativos financeiros; (v) conhecer as suas principais teorias de avaliação.
1. Avaliação de empresas
2. Estrutura de capital e política de dividendos
3. Fontes de financiamento de longo prazo
4. Gestão financeira de curto prazo
5. Teoria da gestão de carteiras
Obrigatória
• Ross, S., Westerfield, R.W. e J. Jaffe, Corporate Finance, McGraw-Hill, 11th edition, 2016.
• Brealey, R., Myers,S. e F. Allen, Princípios de Finanças Empresariais, McGraw-Hill, 2015.
Adicional
• Gomes Mota, A., Barroso, C. S., Nunes, J. P. e M. A. Ferreira, Finanças da Empresa – Teoria e Prática, Sílabo, 2015.
• Elton, E., Gruber, M., Brown, S. e W. Goetzmann, Modern Portfolio Theory and Investment Analysis, John Wiley & Sons, Inc., 9th edition, 2014.
E-learning
A metodologia fundamenta-se no modelo pedagógico da UAb para cursos do 2.º ciclo, onde existem momentos de estudo independente nos quais o estudante faz um estudo e reflexão individual sobre as diversas temáticas, e momentos de aprendizagem colaborativa dos quais se espera discussão dos temas em debate e resolução com os colegas de tarefas específicas. A metodologia apoia-se na realização de atividades, visando desenvolver os conhecimentos teóricos e demonstrar a sua aplicação prática no mundo empresarial. A avaliação tem duas componentes: avaliação contínua, com ponderação de 60% e consubstancia-se na elaboração, individual e coletiva, de relatórios e participação em fóruns; e avaliação sumativa final, com ponderação de 40% e consubstancia-se num trabalho individual sobre parte do conteúdo da unidade curricular.
A capacidade de ler em língua inglesa constitui requisito essencial desta unidade curricular.