Ética e Supervisão
Código: 12013
Departamento: DEED
ECTS: 7
Área científica: Filosofia
Total de horas trabalho: 182
Total de horas de contacto: 18

Esta unidade curricular mostra como a supervisão pedagógica é um campo privilegiado, tanto para a implementação, como para a promoção, de princípios éticos na prática profissional. Depois de equacionar a definição concetual, o campo de aplicação da ética, e as suas principais teorias, analisa os principais aspetos da dimensão ética e deontológica do processo educativo, com ênfase na dimensão de supervisão. Cruzando a dimensão filosófica com abordagens diversificadas do universo escolar, como a pedagógica, procura que os estudantes desenvolvam uma ética profissional, que concilie ética pessoal e deontologia profissional, no âmbito de supervisão pedagógica. 

No final desta unidade curricular o estudante deverá ser capaz de:

1. Problematizar o campo de ética e da moral.

2. Debater princípios fundamentais de teorias éticas.

3. Situar-se criticamente face à importância da implementação de princípios éticos no ato de ensinar;

4. Delimitar o campo de ética profissional docente a partir de fontes deontológicas em Educação e, especificamente, em Supervisão Pedagógica;

5. Resolver, a partir de fundamentos teóricos, dilemas éticos no campo educacional da Supervisão Pedagógica.

Ética
Moral
Deontologia Educacional
Cuidado de Si

No final desta unidade curricular o estudante deverá ser capaz de se situar criticamente face à importância da implementação de princípios éticos no acto de ensinar e de perspectivar a Supervisão Pedagógica na confluência destas faces do acto de educar, clarificando e apropriando valores, expressos na sua conduta profissional.

Unidade I - A ÉTICA
    1. O Objecto da Ética
    2. Problemas Morais e Éticos
Unidade II - PROBLEMAS FUNDAMENTAIS DA ÉTICA
    1. A Consciência Moral
    2. Fundamentação das Normas Morais
Unidade III - ÉTICA E DEONTOLOGIA
    1. Moral e Axiologia
    2. Deontologia Educacional
Unidade IV - ÉTICA E CIDADO DE SI
    1. A Filosofia como Arte de Viver
    2. Princípios Fundamentais do Estoicismo
    3. As Meditações de Marco Aurélio

DIAS, Barros, Ética e Educação, Lisboa, Universidade Aberta, 2004
ARAÚJO, Luís de; A Ética como Pensar Fundamental. Elementos para uma Problemática da Moralidade, Lisboa, Imprensa Nacional-Casa da Moeda, 1992
CUNHA, Pedro d’Orey da; Ética e Educação, Lisboa, Universidade Católica Editora, 1996.
KECHIKIAN, Anita; Os Filósofos e a Educação, Col. “Paideia”, nº 1, Lisboa, Edições Colibri, 1993, trad. do francês por Leonel Ribeiro dos Santos e Carlos João Nunes dos Santos.
MARCUS AURELIUS, Meditações - tradução da versão inglesa (Maxwell Staniforth, Penguin Books. Com introdução do tradutor inglês) disponível em http://acesso.alol.com.br/gustavo/acervo/complementos/biblioteca/livros/meditacoes_ma.pdf
PATRÍCIO, Manuel; Lições de Axiologia Educacional, Lisboa, Universidade Aberta, 1993.
RATHS, Louis E. et al.; Values and Teaching. Working with Values in the Classroom, 2ª ed., Columbus-Toronto-London, Sydney, Charles E. Merrill Publishing Company, 1978.

E-Learning (completamente online).

A avaliação tem caráter individual e implica a coexistência de duas modalidades: avaliação contínua (60%) e avaliação final (40%). Essa avaliação será desenvolvida na aplicação de formas diversificadas, definidas no Contrato de Aprendizagem da unidade curricular.

O estudante deverá dispor de um computador com ligação à Internet e possuir conhecimentos de informática a nível de utilizador. Deverá acompanhar, intervir e realizar, em tempo útil, as actividades promovidas nesta unidade curricular.