Estudos Europeus II
Código: 31017
Departamento: DH
ECTS: 6
Área científica: Estudos Europeus
Total de horas trabalho: 156
Total de horas de contacto: 15

A unidade curricular visa abordar e aprofundar temas de relevo para o entendimento da realidade europeia contemporânea, tais como a diversidade cultural e linguística, do(s) modelo(s) político(s), económicos e sociais, da migração e imigração e da relação da Europa com o mundo.

  • Europa    
  • História Cultural da Europa (séculos XX e XXI)
  • Identidade/Diversidade/Unidade
  • Democracia
  • Globalização

No final desta Unidade Curricular, o/a estudante deverá ter adquirido as seguintes competências:

  • refletir sobre a identidade europeia;
  • identificar os conceitos inerentes à vida quotidiana europeia;
  • compreender os modelos de decisão a nível europeu e o impacto a nível nacional;
  • identificar os mecanismos inerentes à democracia europeia;
  • analisar a interação entre a Europa e o Mundo;
  • conhecer e analisar as políticas sociais e económicas europeias;
  • interpretar a função da memória no presente europeu;
  • analisar a presença das alteridades.

  • Identidade e identidades
  • Valores culturais e diálogo intercultural
  • A estrutura política da união europeia e a diversidade cultural da Europa
  • Europa: continente da secularização ou das sociedades pós-seculares?
  • Europa e Portugal (e a globalização)
  • Europa: Quo vadis?

Bibliografia Obrigatória:

  • Em cada tópico são disponibilizados online os textos e artigos académicos mais recentes e mais adequados
  • Vasco Graça Moura (2013). A Identidade Cultural Europeia. Fundação Francisco Manuel dos Santos.

Bibliografia Introdutória:

  • Triandafyllidou, Anna; Gropas, Ruby (2015). What is Europe? (21st Century Europe). Palgrave Macmillan.

Bibliografia Complementar:

  • Conceição, Eugénia da (2016). O Futuro da União Europeia. Fundação Francisco Manuel dos Santos.
  • Gil, Isabel Capeloa (org.) (2009). Identidade Europeia - Identidades na Europa. Universidade Católica Portuguesa.
  • Judt, Tony (2005). Postwar. A History of Europe since 1945. Penguin Press.
  • Lourenço, Eduardo (1990). Nós e a Europa, ou as duas razões. Imprensa Nacional – Casa da Moeda.
  • Silva, António Martins da (2013). Sistema Político da União Europeia Arquitetura, Funcionamento e Teorização. Almedina.

E-learning

O regime de avaliação preferencial é o de avaliação contínua, constituída pela realização de 2/3 e-folios (trabalhos escritos em formato digital), ao longo do semestre letivo, e de um momento final de avaliação presencial (p-fólio), a ter lugar no final do semestre, com peso de, respetivamente, 40% e 60% na classificação final. Os estudantes podem, no entanto, em devido tempo, optar um único momento presencial de avaliação, realizando, então uma prova de Avaliação Final (exame) com o peso de 100%.

  • Conhecimento de inglês (leitura) é vantajoso