A Unidade Curricular aborda a noção de Europa e a construção dos seus valores culturais desde a Antiguidade Clássica até aos primeiros passos da União Europeia, na segunda metade do século XX. Isto é, a Unidade Curricular representa uma introdução à história cultural e das ideias de Europa através de uma recapitulação sistemática das etapas mais importantes que caracterizam o processo de desenvolvimento europeu. Assim, a questão principal da Unidade Curricular consiste numa apresentação metódica e sistemática do modo como a Europa se formou, começando na Antiguidade e as suas heranças religiosas, continuando com as etapas formativas na Idade Média e no Renascimento, com a época do Iluminismo e da Revolução Francesa, com o “longo século XIX”, chegando finalmente ao “curto século XX” e às primeiras tentativas de integração europeia através da fundação da Comunidade Europeia do Carvão e do Aço. No entanto, não se trata de uma simples crónica de acontecimentos no espaço geográfico da Europa, mas, sim, de uma tentativa de demonstrar que a identidade europeia é mais um processo do que uma entidade fixa, mais uma interligação do que uma sequência de acontecimentos.
Objetivos de aprendizagem e competências a desenvolver. Em termos de conteúdo, o estudante deverá:
Bibliografia:
Bibliografia Complementar:
E-learning
O regime de avaliação preferencial é o de avaliação contínua, constituída pela realização de 2/3 e-folios (trabalhos escritos em formato digital), ao longo do semestre letivo, e de um momento final de avaliação presencial (p-fólio), a ter lugar no final do semestre, com peso de, respetivamente, 40% e 60% na classificação final. Os estudantes podem, no entanto, em devido tempo, optar um único momento presencial de avaliação, realizando, então uma prova de Avaliação Final (exame) com o peso de 100%.