Código: 52023
Departamento: DH
ECTS: 8
Área científica: Humanidades
Total de horas trabalho: 208
Total de horas de contacto: 44

O seminário de Estudos Comparados visa aprofundar a fundamentação teórica e metodológica no âmbito dos Estudos Literários (Literatura Comparada, Imagologia cultural). Pretende-se deste modo fomentar uma visão inter e transdisciplinar indispensável hoje ao estudo do fenómeno literário e artístico nos seus cruzamentos intersemióticos, ao mesmo tempo que se promove uma reflexão amplamente humanística, necessariamente comparatista, capaz de potenciar os instrumentos de leitura adaptados à compreensão da cultura contemporânea globalizada, na sua crescente complexidade.

1. Literatura Comparada
2. Transdisciplinaridade
3. Conhecimento do Outro
4. Imaginário / Imagologia cultural

Através deste seminário, pretende-se que o estudante consiga:
• Apreender de forma crítica e articulada as potencialidades do comparativismo;
• Conduzir uma reflexão ou uma pesquisa de forma colaborativa;
• Pesquisar e formular hipóteses viáveis com vista à elaboração de um trabalho original.

1. O “território “comparatista: conceitos e práticas
2. Um território em expansão: Estudos de Tradução, Estudos Culturais, Estudos Feministas; Estudos Pós-coloniais
3. Literatura e imaginário: Imagologia cultural
4. Problematização/análise de um tema transversal

BERNHEIMER, Charles (ed), Comparative Literature in the Age of Multiculturalism. Baltimore/London: John Hopkins University, 1995
BOURDIEU, Pierre, Las reglas del arte: genesys y estructura del campo literário. Barcelona: Anagrama, 1995 (Les Règles de l´art. Paris: Seuil, 1992.
BRUNEL, Pierre; CHEVREL, Yves (org), Compêndio de Literatura Comparada, Lisboa, Fundação Calouste Gulbenkian, 2004.
BUESCU, Helena, Grande angular, comparatismo e práticas de comparação, Lisboa, FCT/FCG, 2001
GUILLÉN, Cláudio, Entre lo uno y lo diverso – Introducción a la Literatura Comparada, Barcelona, Crítica, 1985
MACHADO, AM; PAGEAUX, DH, Da Literatura Comparada à Teoria da Literatura, Lisboa, Presença, 2001
MINER, Earl, Comparative Poetics: An Intercultural Essay on Theories of Literature. Princeton: Princeton UP, 1990
STEINER, George, Paixão intacta, Lisboa, Relógio d´Água, 2003
VILLANUEVA, Darío, El Polen de Ideas. Teoria, Crítica, Historia y Literatura Comparada, Barcelona, PPU, 1991

E-Learning (completamente online).

A avaliação tem caráter individual e implica a coexistência de duas modalidades: avaliação contínua (60%) e avaliação final (40%). Essa avaliação será desenvolvida na aplicação de formas diversificadas, definidas no Contrato de Aprendizagem da unidade curricular.