Estratégia Empresarial
Código: 62021
Departamento: DCSG
ECTS: 6
Área científica: Gestão
Total de horas trabalho: 156
Total de horas de contacto: 40

A U.C.de Estratégia Empresarial pretende sensibilizar os alunos para a importância de, enquanto gestores, ajudarem a conceber e serem capazes de implementar verdadeiras estratégias nas organizações, conduzindo estas - principalmente no caso das organizações empresariais - na senda da competitividade, e fazendo-as vencer na competição acérrima característica do mundo dos negócios.
No final desta U.C., os alunos deverão ainda estar dotados de capacidade crítica e dominar as ferramentas de gestão essenciais para avaliar e recentrar a atuação estratégica das organizações a que pertencem.

Estratégia Empresarial
Blue Ocean Strategy
Business Intelligence
Novas tendências gestão estratégica

• Compreender a importância e o papel da Estratégia na gestão de uma organização;
• Saber como participar e/ou promover processos efetivos de pensamento e planeamento estratégico dentro de uma organização;
• Dominar as ferramentas de gestão essenciais para conceber Estratégias;
• Desenvolver capacidades que permitam implementar verdadeiras Estratégias;
• Dominar e utilizar ferramentas de gestão essenciais para avaliar estratégias empresariais;
• Simular situações reais de conceção, implementação e avaliação estratégica;
• Desenvolver capacidade crítica em relação ao posicionamento estratégico da organização a que pertence;
• Desenvolver competências relacionadas com uma metodologia sistemática de trabalho colaborativo, assente em ferramentas tecnológicas disponíveis no ambiente online, que simulam a vivência dos gestores numa organização.

• Introdução à Estratégia Empresarial - Conceitos-chave
• Análise Estratégica – Principais ferramentas e conceitos
• Conceção e Implementação da Estratégia – Principais ferramentas e conceitos
• Avaliação e Controlo da Estratégia
• Trends da Gestão estratégica (Internationalização; Crowdsourcing; crowdinnovation; crowdfunding; social networking; empresas virtuais; etc)

Bibliografia:
• Arthur Thompson (Author), Margaret Peteraf (Author), John Gamble  (Author), A. J. Strickland III (Author) (2015), Crafting & Executing Strategy: The Quest for Competitive Advantage: Concepts and Cases, McGraw Hill
• Robert S. Kaplan  (Author), David P. Norton  (Author) (1996) The Balanced Scorecard, Translating Strategy into Action, Harvard Business Review Press
• PORFIRIO, J. & GANHÃO, L. (2010), “Business intelligence standardization and corporate strategy: a paradox” in VARAJÃO, J. E., CRUZ-CUNHA, M. M., PUTNIK, G. & TRIGO, A. (Eds.) Communications in Computer and Information Science, Enterprise Information Systems – International Conference CENTERIS Proceedings Part 2, nº 110, Springer, Berlin, October 2010, pp. 128-137.
• PORFÍRIO, J. E SANTOS, J. C. (2011). “Business Intelligence as a Service – Strategic Tools for Competitiveness”, pp. 106-118, In CRUZ-CUNHA, M. M., VARAJÃO, J., POWELL, P., MARTINHO, R. (2011), Proceedings of the International Conference on Enterprise Information Systems, Communications in Computer and Information Science (CENTERIS 2011) – PART I, Vilamoura, Portugal, October 5-7, 2011, Springer-Verlag, December (ISBN: 3642243576)
• PORFIRIO, J., dos SANTOS, J. P. (2012). Online Social and Business Networks’ Implications for Corporate Strategy, pp. 619-44, In CRUZ-CUNHA, M. M., GONÇALVES, P., LOPES, N., MIRANDA, E. M., PUTNIK, G. D. (2012). Handbook of Research on Business Social Networking: Organizational, Managerial, and Technological Dimensions, Business Science Reference (an imprint of IGI Global, USA (ISBN 978-1-61350-168-9 (hbk.) - ISBN 978-1-61350-169-6 (ebook) - ISBN 978-1-61350-170-2 (print & perpetual access) (at: http://www.igi-global.com/chapter/handbook-research-business-social-networking/60334)
• PORFIRIO, J., JACQUINET, M., CARRILHO, T. (2012). From Local to Virtual Business Networks: the issues at stake, pp. 645-61, In CRUZ-CUNHA, M. M., GONÇALVES, P., LOPES, N., MIRANDA, E. M., PUTNIK, G. D. (2012). Handbook of Research on Business Social Networking: Organizational, Managerial, and Technological Dimensions, Business Science Reference (an imprint of IGI Global, USA (ISBN 978-1-61350-168-9 (hbk.) -- ISBN 978-1-61350-169-6 (ebook) -- ISBN 978-1-61350-170-2 (print & perpetual access) (at: http://www.igi-global.com/viewtitlesample.aspx?id=60335)
• Porfírio, J. (2012), Does Corporate Strategy Need a Theoretical update in light of the evolution of ICT?, In Mastorakis, N., Zaitseuz, E., Randgelovic, D., Yuen, K., Carstea, C-G., Capusneanu, S. and Lavion, A. (2012), Mathematical and Information Science and Economics, Mathematical Methods for Information Science and Economics, Proceedings of the 3rd International Conference on Business Administration (ICBA'12), Montreux, Switzerland, Dec. 29-31. 2012, WSEAS Press.4 (ISI Referenced)
• Outros papers essenciais online

A unidade curricular é oferecida em regime online, em ambiente de classe virtual, utilizando plataforma informática e privilegiando-se as formas de comunicação assíncrona. A metodologia a adoptar segue o modelo pedagógico em vigor na Universidade Aberta, para cursos de 2º ciclo.

A avaliação tem caráter individual e implica a coexistência de duas modalidades: avaliação contínua (60%) e avaliação final (40%). Essa avaliação será desenvolvida na aplicação de formas diversificadas, definidas no Contrato de Aprendizagem da unidade curricular.

A capacidade de ler em língua inglesa constitui requisito fundamental desta unidade curricular.