Código: 22018
Departamento: DCET
ECTS: 10
Área científica: Matemática
Total de horas trabalho: 260
Total de horas de contacto: 40

Nesta unidade curricular são abordados os principais tópicos em Controlo Estatístico de Qualidade e Delineamento Experimental, evidenciando os seus desenvolvimentos, a sua importância e atualidade na resolução de problemas em áreas tão diversas como a Indústria, meio empresarial, Agricultura, Biologia, Medicina, entre outras.

Controlo Estatístico
Cartas de Controlo
Amostragem
Planeamento de Experiências

Espera-se que ao concluir esta unidade curricular o estudante seja capaz de:
- Reconhecer o papel do Controlo de Qualidade em diversas áreas de atividade;
- utilizar Cartas de Controlo como auxílio à decisão em Qualidade de processos;
- Identificar planos em Amostragem para Aceitação;
- Conhecer os princípios do Delineamento Experimental e saber caracterizar o delineamento/planeamento para situações concretas;
- usufruir das capacidades de um software e exercer uma análise crítica dos resultados.

1. Introdução ao Controlo Estatístico de Qualidade
2. Cartas de controlo
3. Amostragem para Aceitação
4. Introdução ao Delineamento Experimental
5. Experimentação com modelos de efeitos fixos, aleatórios e mistos. 
6. Tópicos complementares: seleção entre Técnicas para a Qualidade de Processos, Experimentação fatorial ou Metodologia de Superfícies de Resposta
7. Aplicações com auxílio de software (SPSS ou R)

T. A. Oliveira, Estatística Aplicada, Edições Universidade Aberta, 2004. 
D. C. Montgomery: Introduction to Statistical Quality Control, 5ª edição, John Wiley & Sons. 2005 (ou posterior)
Zulema Lopes Pereira, José Gomes Requeijo: Qualidade: Planeamento e Controlo Estatístico de Processos. Prefácio. 2008. ISBN: 978-989-8022-65-3.
D. C. Montgomery, Design and Analysis of Experiments, 7ª edição, Wiley, 2009 (ou posterior)
Hinkelmann, K., Kempthorne, Volume 1: An Introduction to Experimental Design, Volume 2: Design and Analysis of Experiments, Wiley, 2005.
 
 

E-learning (completamente online).

A avaliação tem caráter individual e implica a coexistência de duas modalidades: avaliação contínua (60%) e avaliação final (40%). Essa avaliação será desenvolvida na aplicação de formas diversificadas, definidas no Contrato de Aprendizagem da unidade curricular.

Materiais de estudo complementares serão disponibilizados na plataforma de e-learning.