Código: 21042
Departamento: DCET
ECTS: 6
Área científica: Matemática
Total de horas trabalho: 156
Total de horas de contacto: 26

O objectivo desta unidade curricular é complementar conhecimentos adquiridos em Estatística I. O programa inicia com o estudo da Regressão linear, aplicação da ANOVA e Inferência aos parâmetros. Procuramos também investigar técnicas avançadas de comparação de níveis em problemáticas que envolvem um fator e uma, duas ou três fontes de variação, tais como os Planos Completamente Casualizados, os Planos em Blocos Casualizados e os Planos em Quadrados Latinos, respetivamente.

Regressão Linear
Inferência Estatística
ANOVA
Quadrados Latinos

Na parte da unidade curricular dedicada à Estatística Aplicada II, os estudantes ficarão aptos a interpretar e resolver problemas que envolvam o ajustamento de modelos  de regressão linear, bem como a realização de comparações de 1 ou mais factores com vários níveis. Terão sido adquiridas competências que permitirão saber identificar e analisar planos completamente casualizados, planos em blocos casualizados e quadrados latinos.

1.      Regressão e Inferência estatística linear
2.      Análise de Variância Aplicada à Regressão Linear
3.      Revisão de Análise Variância a 1 fator
4.      Análise de variância a dois factores
5.      Planos completamente casualizados
6.      Planos em blocos casualizados
7.   Quadrados latinos


[1] T. Oliveira: Estatística Aplicada, capítulos 5-8. Edições Universidade Aberta, 2004.
[2] D. C. Montgomery: Design and Analysis of Experiments, 5th Ed, Wiley, 2001.
[3] S.H. Toutenburg:  Statistical Analysis of Designed Experiments, Third Edition, Springer Texts in Statistics, 2009.

E-Learning.

O regime de avaliação preferencial é o de avaliação contínua, constituída pela realização de 2/3 e-folios (trabalhos escritos em formato digital), ao longo do semestre letivo, e de um momento final de avaliação presencial (p-fólio), a ter lugar no final do semestre, com peso de, respetivamente, 40% e 60% na classificação final. Os estudantes podem, no entanto, em devido tempo, optar um único momento presencial de avaliação, realizando, então uma prova de Avaliação Final (exame) com o peso de 100%.

Pré-requisitos: O estudante de ter conhecimentos básicos de Estatística Aplicada I (UC 21041).