Estatística Aplicada às Ciências do Consumo
Código: 22016
Departamento: DCET
ECTS: 7.5
Área científica: Matemática
Total de horas trabalho: 195
Total de horas de contacto: 35

Nesta unidade curricular são introduzidos os conceitos e técnicas fundamentais de análise e inferência estatística e demonstrada a sua utilidade no apoio à resolução de problemas na área das Ciências do Consumo Alimentar.

Análise de Variância
Inferência Estatística
Regressão Linear
SPSS

Pretende-se que, no final desta Unidade Curricular, o estudante tenha adquirido as seguintes competências:

  • ser capaz de caracterizar, distinguir e aplicar algumas das técnicas de estatística descritiva;
  • aplicar e interpretar alguns métodos de Inferência Paramétrica e não Paramétrica,
  • Análise de Variância  (ANOVA) e Regressão Linear.


O objectivo principal será que o estudante seja capaz de reconhecer a importância das diferentes análises estatísticas e saber usar estas técnicas na comparação e estudo de amostras. Esta unidade curricular tem uma componente bastante prática com a utilização do software SPSS para análise de dados, implementação estatística e interpretação de exemplos concretos.

1.     Revisões de Estatística Descritiva: classificação de variáveis, estatísticas amostrais, representação gráfica;

2.    Testes de Hipóteses Paramétricos: teste de t-student (amostras independentes e emparelhadas), razão de variâncias;

3.    Testes de Hipóteses Não Paramétricos: teste de Qui-quadrado; teste de Kruskal-Wallis; teste de Wilcoxon; teste Kolmogorov-Smirnov;

4.    Análise de Variância (ANOVA);

5.    Regressão Linear.

Todos os temas do programa serão dados numa perspectiva prática, sempre acompanhados com a utilização do software SPSS para a implementação dos diferentes métodos e interpretação dos testes estatísticos em exemplos práticos

 

Recomendada:
•    T. A. Oliveira (2004), Estatística Aplicada, Universidade Aberta
•    Pereira, A. (2013) SPSS, Guia Prático de Utilização, Edições Sílabo, Lisboa

Complementar:
•    Reis, E., Calapez T. Estatística Aplicada, Edições Silabo, Volumes I e II
•    Marôco, J. (2014) Análise Estatística com o SPSS Statistics, Edições Sílabo, Lisboa.
•    Campos Guimarães, R. e Sarsfield Cabral, J.A. (2011), Estatística. Lisboa, Portugal, Verlag Dashofer.
•    Tyrrell, S. (2009), SPSS: Stats Practically Short and Simple; BookBoon.com (ebook)

 

E-learning

A avaliação tem caráter individual e implica a coexistência de duas modalidades: avaliação contínua (60%) e avaliação final (40%). Essa avaliação será desenvolvida na aplicação de formas diversificadas, definidas no Contrato de Aprendizagem da unidade curricular.