Total de horas trabalho: 208
Total de horas de contacto: 55
Esta unidade curricular tem como objetivo promover a reflexão sobre o ensino da literatura, munindo os estudantes de textos de referência de caráter teórico e ensaístico que sirvam de enquadramento a essa mesma reflexão. Pretende-se ainda que os estudantes se debrucem sobre a articulação entre o ensino da língua e o ensino da literatura, posicionando-se sustentadamente sobre a relevância da educação literária e a sua contribuição para o desenvolvimento da competência leitora. Neste âmbito, serão analisadas as perspectivas mais relevantes decorrentes de estudos quer nacionais quer internacionais.
A leitura literária e as competências que exige, bem como as metodologias de análise do texto literário em contexto escolar são objeto de estudo sistemático, pretendendo-se que os estudantes fiquem habilitados a posicionar-se criticamente sobre estas questões. Procura-se igualmente desenvolver competências de análise na apreciação dos programas curriculares de português e de literatura portuguesa.
1.A escola e o ensino da literatura . A cultura e a educação literárias na sociedade contemporânea . A competência leitora . Língua e literatura no ensino do português 2.A leitura do texto literário . Paradigmas teóricos dos estudos literários . Metodologias de abordagem do texto literário . A leitura escolar do texto literário: da análise e da interpretação 3.Os programas de português e de literatura portuguesa do Ensino Básico (2.º e 3.º ciclos) e Secundário . Estudo aprofundado dos mesmos . Análise das articulações entre os diversos níveis de ensino . Reflexões críticas
AAVV. Littérature et enseignement, Paris: Hachette, 1988. AGUIAR E SILVA, V. M.. Teoria da Literatura ( 8ª edição). Coimbra: Almedina. 1994. BURGUERA, M. Luísa (ed.). Textos Clásicos de Teoría de la Literatura. Madrid: Cátedra, 2005. DIONÍSIO, Maria de Lurdes da Trindade. A construção escolar de comunidades de leitores. Leituras do Manual de Português. Coimbra: Almedina, 2000. HAWTHORN, Jeremy. Studying the Novel. 5th ed. London: Hodder Arnold, 2005. MELLO, Cristina. O Ensino da Literatura e a Problemática dos Géneros Literários. Coimbra: Almedina, 1998. REIS, Carlos. O Conhecimento da Literatura. Introdução aos Estudos Literários. 4ª reimp., Coimbra: Almedina, 2008. Rivera, G. G. Didáctica de la literatura para la enseñanza primaria y secundaria. Madrid: Ediciones Akal, 1995. ROUXEL, Annie. Enseigner la lecture littéraire. Rennes: PUR, 1996. RYAN, Michael. Literary Theory: a practical introduction. Oxford: Blackwell, 1999.
E-learning (completamente online).
A avaliação tem caráter individual e implica a coexistência de duas modalidades: avaliação contínua (60%) e avaliação
final (40%). Essa avaliação será desenvolvida na aplicação de formas diversificadas, definidas no Contrato de Aprendizagem da
unidade curricular.