Ensino da Literatura
Código: 52039
Departamento: DH
ECTS: 8
Área científica: Literatura
Total de horas trabalho: 208
Total de horas de contacto: 55

Esta unidade curricular tem como objetivo promover a reflexão sobre o ensino da literatura, munindo os estudantes de textos de referência de caráter teórico e ensaístico que sirvam de enquadramento a essa mesma reflexão.
Pretende-se ainda que os estudantes se debrucem sobre a articulação entre o ensino da língua e o ensino da literatura, posicionando-se sustentadamente sobre a relevância da educação literária e a sua contribuição para o desenvolvimento da competência leitora. Neste âmbito, serão analisadas as perspectivas mais relevantes decorrentes de estudos quer nacionais quer internacionais.

A leitura literária e as competências que exige, bem como as metodologias de análise do texto literário em contexto escolar são objeto de estudo sistemático, pretendendo-se que os estudantes fiquem habilitados a posicionar-se criticamente sobre estas questões.
Procura-se igualmente desenvolver competências de análise na apreciação dos programas curriculares de português e de literatura portuguesa.

1.A escola e o ensino da literatura
. A cultura e a educação literárias na sociedade contemporânea
. A competência leitora
. Língua e literatura no ensino do português
2.A leitura do texto literário
. Paradigmas teóricos dos estudos literários
. Metodologias de abordagem do texto literário
. A leitura escolar do texto literário: da análise e da interpretação
3.Os programas de português e de literatura portuguesa do Ensino Básico (2.º e 3.º ciclos) e Secundário
. Estudo aprofundado dos mesmos
. Análise das articulações entre os diversos níveis de ensino
. Reflexões críticas

AAVV. Littérature et enseignement, Paris: Hachette, 1988.
AGUIAR E SILVA, V. M.. Teoria da Literatura ( 8ª edição). Coimbra: Almedina. 1994.
BURGUERA, M. Luísa (ed.). Textos Clásicos de Teoría de la Literatura. Madrid: Cátedra, 2005.
DIONÍSIO, Maria de Lurdes da Trindade. A construção escolar de comunidades de leitores. Leituras do Manual de Português. Coimbra: Almedina, 2000.
HAWTHORN, Jeremy. Studying the Novel. 5th ed. London: Hodder Arnold, 2005.
MELLO, Cristina. O Ensino da Literatura e a Problemática dos Géneros Literários. Coimbra: Almedina, 1998.
REIS, Carlos. O Conhecimento da Literatura. Introdução aos Estudos Literários. 4ª reimp., Coimbra: Almedina, 2008.
Rivera, G. G. Didáctica de la literatura para la enseñanza primaria y secundaria. Madrid: Ediciones Akal, 1995.
ROUXEL, Annie. Enseigner la lecture littéraire. Rennes: PUR, 1996.
RYAN, Michael. Literary Theory: a practical introduction. Oxford: Blackwell, 1999.

E-learning (completamente online).

A avaliação tem caráter individual e implica a coexistência de duas modalidades: avaliação contínua (60%) e avaliação final (40%). Essa avaliação será desenvolvida na aplicação de formas diversificadas, definidas no Contrato de Aprendizagem da unidade curricular.