Código: 21031
Departamento: DCET
ECTS: 6
Área científica: Matemática
Total de horas trabalho: 156
Total de horas de contacto: 26

Nesta Unidade Curricular são apresentados os conceitos e técnicas básicas do Cálculo Integral, Séries de Taylor e Análise Diferencial em Rn

1. Cálculo Integral
2. Séries de Taylor
3. Análise Diferencial em R^n

Ao completar esta unidade curricular o estudante deve dominar os conceitos e técnicas de Análise indicados no programa de molde a saber:
  • formular e resolver problemas de natureza conceptual.
  • aplicar os conhecimentos adquiridos em situações simples de modelação matemática.

1. Cálculo Integral em R
2. Séries de Taylor
3. Análise Diferencial em Rn
 

[1.] J. Campos Ferreira, Introdução à Análise Matemática, Fundação Calouste Gulbenkian, Lisboa, 1987.

[2.] J. Campos Ferreira, Introdução à Análise em Rn, texto disponível na sala de aula virtual

[3.] Gabriel E. Pires; Cálculo Diferencial e Integral em Rn, Coleção Ensino da Ciência e da Tecnologia, vol. 45, IST Press, Lisboa, 2012.

E-Learning.

O regime de avaliação preferencial é o de avaliação contínua, constituída pela realização de 2/3 e-folios (trabalhos escritos em formato digital), ao longo do semestre letivo, e de um momento final de avaliação presencial (p-fólio), a ter lugar no final do semestre, com peso de, respetivamente, 40% e 60% na classificação final. Os estudantes podem, no entanto, em devido tempo, optar um único momento presencial de avaliação, realizando, então uma prova de Avaliação Final (exame) com o peso de 100%.

Pré-requisitos: assume-se que os estudantes estão familiarizados com os assuntos de Álgebra Linear e Análise Matemática ao nível dos conteúdos das UC 21002 e 21030