Educação Aberta e a Distância
Código: 11010
Departamento: DEED
ECTS: 6
Área científica: Ciências da Educação
Total de horas trabalho: 156
Total de horas de contacto: 15

Os temas trabalhados ao longo da UC fornecem um enquadramento teórico de base para o desenvolvimento de conhecimentos e competências na área da Educação Aberta e a Distância, quer do seu património conceptual, quer dos conceitos emergentes da atualidade. Concebem-se cenários e personas que possibilitem a discussão das perspetivas com maior significado no campo da Educação Aberta e a Distância e a sua relação com as tendências e dinâmicas atuais. Esta análise situada em cenários, contextos, práticas institucionais e emergentes permitirá ao estudante em formação em Educação conhecer, analisar e avaliar as características e diversidade de modelos de educação aberta e a distância e, assim planear e intervir em instituições, programas, ações de educação aberta e a distância de modo fundamentado e numa perspetiva crítica.
 

Educação a Distância
Modelos Pedagógicos
Ensino Aberto

Pretende-se que no final desta unidade o estudante seja capaz de
‐ Compreender, concetualizar e investigar fenómenos educativos;
‐ Conhecer e avaliar políticas, instituições, sistemas e organismos educativos;
‐ Desenvolver e implementar programas e projetos educativos e formativos em ambientes virtuais, mistos e classe invertida;
‐ Observar e analisar contextos, cenários e atividades com dimensões educativas e formativas;
‐ Adequar a intervenção educativa e formativa a diversos contextos, problemáticas e populações-alvo.
 

1. Fundamentos de Educação a Distância
1.1. Evolução da Educação a Distância
1.2. As gerações de Educação a Distância
2. Os sistemas de Educação a Distância no mundo
2.1. Panorama mundial: o caso das Universidades Abertas
2.2. Modelos Pedagógicos de Educação a Distância
2.3. Organização, gestão e inovação pedagógica dos Sistemas EaD
2.4. Os Atores nos sistemas de EaD
2.5. A produção de cursos a distância, mistos e aula invertida e recursos
3. Educação Aberta: paradigma emergente
3.1. O conceito de abertura
3.2. O Ensino a Distância é aberto?
3.2.1 Modelos de Abertura em EaD
3.2.2. Modelos de Sustentabilidade da Abertura
3.3. A Educação Aberta
3.3.1. O Movimento dos Recursos Educacionais Abertos
3.3.2. Os MOOCs
3.3.4. Outras iniciativas mundiais
 

Anderson, T. & Dron, J. 82012). Três gerações de pedagogia da educação a distância, Revista EAD em Foco, 119-134, Fundação Cecierj - nº 02 (tradução autorizada pelos autores para português Brasil).
Bates, T. (2015). Teaching in Digital Age, Tony Bates Associates Ltd, ISBN 978-0-9952692-0.
Messias, I., Morgado, L. (2015). Facebook + LMS: cenários para o envolvimento do estudante na aprendizagem a distância, Porto, C. Santos, E., Chagas, A. (Orgs). Facebook na Educação: postar, gostar e partilhar, 381-404, Campina Grande: Editora EDUEPB.
Morgado, L., et al. (2016). Acolhimento e Integração como valor estratégico: análise do sistema institucional de apoio ao estudante virtual, Cruz, M. et al. (Eds). Claves inovadoras para la prevención del abandono en instituciones de educación abierta y a distancia, pp. 27-56, Ediciones UAPA: Republica Dominicana.
Morgado, L. & Teixeira, A. (2016). OER and Sustainability Models, International Open Online Course, Open Professional Collaboration for Innovation, Erasmus + LT01-KA202-000562.
NMC Horizon Report (2017). Higher Education Edition.
Nascimento, L. et al. (2015). Tutoria e Tutor em Educação a Distância: Retratos do Presente versus Visões para o Futuro, Educação a Distância em Foco, 5 (1), 64-87.
Teixeira, A. et al. (2015). iMOOC: Um Modelo Pedagógico Institucional para Cursos Abertos Massivos Online (MOOCs), Educação, Formação & Tecnologias, 8 (1), 4-12
 

E-learning.

O regime de avaliação preferencial é o de avaliação contínua, constituída pela realização de 2 e-folios (trabalhos escritos em formato digital), ao longo do semestre letivo, e de um momento final de avaliação e-fólio Global (e-fólioG), a ter lugar no final do semestre, com peso de, respetivamente, 40% e 60% na classificação final. Os estudantes podem, no entanto, em devido tempo, optar um único momento de avaliação, realizando, então uma prova de Avaliação Final (exame) com o peso de 100%.

Esta u.c. pressupõe o trabalho em equipas com base em ferramentas colaborativas.
Será desejável a frequência desta unidade curricular na modalidade de avaliação contínua e um activo envolvimento por parte dos participantes.