Código: 61043
Departamento: DCSG
ECTS: 6
Área científica: Gestão
Total de horas trabalho: 156
Total de horas de contacto: 15

A unidade curricular visa:

• Introduzir o conceito da Economia Digital e do Comércio Eletrónico, assim como as tendências ao nível da Economia Digital;

• Desenvolver capacidades nos processos de negócio das organizações em ambiente virtual e global. Destacam-se as abordagens aos principais conceitos de comércio eletrónico, aos tipos de modelos de negócio eletrónico e ao seu impacto nas organizações. O empreendedorismo digital será igualmente objeto de enquadramento;

• Apresentar os principais tipos de sistemas de informação nas organizações, em particular ao nível dos Customer Relashionship Management (CRM´s);

• Abordar aspetos de planeamento de websites de Comércio Eletrónico, assim como, o crescente papel das redes sociais no negócio das empresas.

 

Modelos de negócio em ambientes digitais
CRM
Planeamento de sites e Avaliação de Qualidade
Redes Sociais

Após a aprovação na presente unidade curricular, o estudante deve ser capaz de:
• Conhecer o conceito da Economia Digital e conceitos relacionados;
• Domine os conceitos essenciais de comércio electrónico;
• Saiba classificar o comércio eletrónico por natureza de transação;
• Consiga apreender o impacto do comércio eletrónico nas organizações;
• Conheça os principais tipos de Sistemas de Informação das organizações;
• Saiba planear sites de comércio Electrónico;
• Compreenda a importância das redes sociais na economia digital;
• Tome conhecimento dos principais conceitos da avaliação de qualidade na Internet.

 

1 A Internet
2. Introdução à economia digital e ao comércio eletrónico
3. Tendências da economia digital, redes e retroação
4. Consequências do e-business
5. Modelos de negócio e comércio eletrónico num contexto de globalização
6. Empreendedorismo digital
7. Customer Relationship Management (CRM)
8. Planear websites de comércio eletrónico
9. Redes sociais
 

Bibliografia obrigatória:
Isaías, P., Sousa, I., Carvalho, L., & Alturas, B. (2017). E-Business e Economia Digital: Desafios e Oportunidades num contexto global. Lisboa: Edições Sílabo.
Bibliografia de apoio:
Chaffey, D. (2015). Digital Business and E-Commerce Management – Strategy Implementation and Practice, Sixth Edition. Harlow, United Kingdom: Pearson Education Limited. ISBN 978-0273786542

 

O regime de avaliação preferencial é o de avaliação contínua, constituída pela realização de 2/3 e-folios (trabalhos escritos em formato digital), ao longo do semestre letivo, e de um momento final de avaliação presencial (p-fólio), a ter lugar no final do semestre, com peso de, respetivamente, 40% e 60% na classificação final. Os estudantes podem, no entanto, em devido tempo, optar um único momento presencial de avaliação, realizando, então uma prova de Avaliação Final (exame) com o peso de 100%.

A u.c. pode ser encontrada na Plataforma Moodle