Economia Digital e e-Business (LGVR)
Código: 61080
Departamento: DCSG
ECTS: 6
Área científica: Gestão
Total de horas trabalho: 156
Total de horas de contacto: 15

A unidade curricular visa:

• Introduzir o conceito da Economia Digital e do Comércio Eletrónico, assim como as tendências ao nível da Economia Digital;

• Desenvolver capacidades nos processos de negócio das organizações em ambiente virtual e global. Destacam-se as abordagens aos principais conceitos de comércio eletrónico, aos tipos de modelos de negócio eletrónico e ao seu impacto nas organizações. O empreendedorismo digital será igualmente objeto de enquadramento;

• Apresentar os principais tipos de sistemas de informação nas organizações, em particular ao nível dos Customer Relashionship Management (CRM´s);

• Abordar aspetos de planeamento de websites de Comércio Eletrónico, assim como, o crescente papel das redes sociais no negócio das empresas.

 

Modelos de negócio em ambientes digitais

CRM

Planeamento de sites e Avaliação de Qualidade

Redes Sociais

 

 Após a aprovação na presente unidade curricular, o estudante deve ser capaz de:

• Conhecer o conceito da Economia Digital e conceitos relacionados;

• Domine os conceitos essenciais de comércio electrónico;

• Saiba classificar o comércio eletrónico por natureza de transação;

• Consiga apreender o impacto do comércio eletrónico nas organizações;

• Conheça os principais tipos de Sistemas de Informação das organizações;

• Saiba planear sites de comércio Electrónico;

• Compreenda a importância das redes sociais na economia digital;

• Tome conhecimento dos principais conceitos da avaliação de qualidade na Internet.

 

1 A Internet

2. Introdução à economia digital e ao comércio eletrónico

3. Tendências da economia digital, redes e retroação

4. Consequências do e-business

5. Modelos de negócio e comércio eletrónico num contexto de globalização

6. Empreendedorismo digital

7. Customer Relationship Management (CRM)

8. Planear websites de comércio eletrónico

9. Redes sociais

 

Bibliografia obrigatória:

Isaías, P., Sousa, I., Carvalho, L., & Alturas, B. (2021). E-Business e Economia Digital: Desafios e Oportunidades num contexto global. 2.ª edição. Lisboa: Edições Sílabo.

 

Bibliografia de apoio:

Chaffey, D. (2015). Digital Business and E-Commerce Management – Strategy Implementation and Practice, Sixth Edition. Harlow, United Kingdom: Pearson Education Limited. ISBN 978-0273786542

 

Será ainda disponibilizado material de apoio pela docente

 

E-learning.

O regime de avaliação preferencial é o de avaliação contínua, constituída pela realização de 2 e-folios (trabalhos escritos em formato digital), ao longo do semestre letivo, e de um momento final de avaliação e-fólio Global (e-fólioG), a ter lugar no final do semestre, com peso de, respetivamente, 40% e 60% na classificação final. Os estudantes podem, no entanto, em devido tempo, optar um único momento de avaliação, realizando, então uma prova de Avaliação Final (exame) com o peso de 100%.