Nesta unidade curricular são dados ao leitor os conhecimentos essenciais necessários ao estudo de uma ciência mais vasta e que incidem especialmente sobre seis temas: Ecossistemas, Energia nos ecossistemas, Ciclos biogeoquímicos, Comunidades biológicas, Ecologia das populações e Ecologia das comunidades. Dentro de cada tema os conceitos são explicados de forma detalhada mas simples, permitindo que, a partir do estudo de cada uma das unidades o estudante possa prosseguir para assuntos mais complexos integrados no capítulo seguinte e que, ao completar o seu estudo, possa prosseguir para assuntos mais abrangentes.
Ao longo do estudo em e-leraning apresentam-se sempre algumas actividades e exercícios sobre a matéria versada para que o estudante possa, por si só, avaliar o modo como apreendeu os conhecimentos expostos.
Uma vez que a Ecologia é uma ciência em constante evolução, a docente esforça-se, sempre que possível, por publicar monografias que actualizem os conteúdos abordados.
1. Usar e aplicar o conhecimento obtido para perceber os factos essenciais, conceitos, princípios e teorias ecológicas.
2. Aplicar o conhecimento científico em situações quotidianas e no planeamento e aplicação em projectos concretos.
3. Trabalhar com dados científicos e com informação e comentar os aspectos particulares da investigação ecológica.
4. Obter a informação de fontes diversas e proceder à avaliação dessa informação tendo em conta as teorias científicas e conceitos ecológicos e aplicá-los à discussão de assuntos contemporâneos ecológicos.
5. Usar modelos conceptuais para perceber, desenvolver e aplicar princípios científicos.
• Ecossistemas.
• Energia nos ecossistemas.
• Ciclos biogeoquímicos.
• Comunidades biológicas.
• Ecologia das populações.
• Ecologia das comunidades.
O regime de avaliação preferencial é o de avaliação contínua, constituída pela realização de 2 e-folios (trabalhos escritos em formato digital), ao longo do semestre letivo, e de um momento final de avaliação e-fólio Global (e-fólioG), a ter lugar no final do semestre, com peso de, respetivamente, 40% e 60% na classificação final. Os estudantes podem, no entanto, em devido tempo, optar um único momento de avaliação, realizando, então uma prova de Avaliação Final (exame) com o peso de 100%.