O estudante, na unidade curricular Metodologia de Investigação em Contexto Online
é iniciado e preparado para a problemática específica da investigação em contextos de online e para a seleção, desenho e construção de um plano de investigação. O estudante deverá estudar, discutir e refletir, metodologias de investigação em geral e, a problemática da investigação através/e com apoio da Internet e, elaborar o desenho de um projeto de investigação coerente e bem fundamentado.
e-research;
metodogogia de investigação;
contexto online
• identificar e caracterizar: temas e etapas de investigação, paradigmas e metodologias de investigação, procedimentos de recolha e de análise de dados
• rever, analisar e sistematizar, de modo autónomo e crítico, conhecimento relevante na área (incluindo os contributos pessoais e os dos colegas)
• conceber e aplicar instrumentos de recolha e de análise de dados
• organizar, analisar e interpretar dados recolhidos
• pesquisar recursos (artigos, livros, dissertações, teses) reconhecidos pela comunidade científica
• planear um trabalho de investigação original, de características inovadoras
I - Apresentação
II - Pontos de Partida
III - Ancoragens Teóricas
IV - Ancoragens Metodológicas
V - Projeto de Dissertação
• Anderson, T., Kanuka, H. (2003). e-Research, Methods, Strategies and Issues. USA: Pearson
• T. Cardoso et al. Revisão da Literatura e Sistematização do Conhecimento, de (Colecção Nova CIDInE);
• R. Santiago et al. (Colecção CIDInE. Investigação em Educação - Abordagens conceptuais e práticas.
• R. Bogdan e S. Biklen Investigação Qualitativa em Educação, de (Colecção CIÊNCIAS DA EDUCAÇÃO);
• Outros textos e recursos serão fornecidos online
A avaliação tem caráter individual e implica a coexistência de duas modalidades: avaliação contínua (60%) e avaliação final (40%). Essa avaliação será desenvolvida na aplicação de formas diversificadas, definidas no Contrato de Aprendizagem da unidade curricular.