e-Research: Metodologia de Investigação em Contexto Online
Código: 12089
Departamento: DEED
ECTS: 10
Área científica: Ciências da Educação
Total de horas trabalho: 260
Total de horas de contacto: 52

 O estudante, na unidade curricular  Metodologia de Investigação em Contexto Online
é iniciado e preparado para a problemática específica da investigação em contextos de online e para a seleção, desenho e construção de um plano de investigação. O estudante deverá estudar, discutir e refletir, metodologias de investigação em geral e, a problemática da investigação através/e com apoio da Internet e, elaborar o desenho de um projeto de investigação  coerente e bem fundamentado.

 

e-research;
metodogogia de investigação;
contexto online

•    identificar e caracterizar: temas e etapas de investigação, paradigmas e metodologias de investigação, procedimentos de recolha e de análise de dados
•    rever, analisar e sistematizar, de modo autónomo e crítico, conhecimento relevante na área (incluindo os contributos pessoais e os dos colegas)
•    conceber e aplicar instrumentos de recolha e de análise de dados
•    organizar, analisar e interpretar dados recolhidos
•    pesquisar recursos (artigos, livros, dissertações, teses) reconhecidos pela comunidade científica
•    planear um trabalho de investigação original, de características inovadoras

 

I - Apresentação
II - Pontos de Partida
III - Ancoragens Teóricas
IV - Ancoragens Metodológicas
V - Projeto de Dissertação

•    Anderson, T., Kanuka, H. (2003). e-Research, Methods, Strategies and Issues. USA: Pearson
•    T. Cardoso et al. Revisão da Literatura e Sistematização do Conhecimento, de (Colecção Nova CIDInE);
•    R. Santiago et al. (Colecção CIDInE. Investigação em Educação - Abordagens conceptuais e práticas.
•    R. Bogdan e S. Biklen Investigação Qualitativa em Educação, de (Colecção CIÊNCIAS DA EDUCAÇÃO);
•    Outros textos e recursos serão fornecidos online

 

A avaliação tem caráter individual e implica a coexistência de duas modalidades: avaliação contínua (60%) e avaliação final (40%). Essa avaliação será desenvolvida na aplicação de formas diversificadas, definidas no Contrato de Aprendizagem da unidade curricular.