Desenvolvimento em Realidade Virtual
Cursos
Código: 22297
Departamento: DCET
ECTS: 6
Área científica: Engenharia Informática
Total de horas trabalho: 156
Total de horas de contacto: 30

Esta unidade curricular tem por finalidade proporcionar aos alunos os conhecimentos e as práticas fundamentais relacionadas com o desenvolvimento de ambientes de realidade virtual em 3D. Numa primeira fase abordam-se os ambientes virtuais, a sua história e princípios de funcionamento. Na segunda parte estudam-se as tecnologias e a sua utilização concreta na conceção de objetos 3D, personagens virtuais (avatares) e ambientes virtuais multiutilizador.
 

Espera-se que o aluno ao concluir esta unidade curricular esteja capaz de:
  1. Conhecer a importância das tecnologias e sistemas de realidade virtual e dos ambientes multiutilizador na conceção de espaços informativos tridimensionais;
  2. Identificar os conceitos, modelos e técnicas de conceção e programação de ambientes e personagens virtuais para sistemas multiutilizador;
  3. Criar modelos e produzir protótipos que permitam aplicar os principais fundamentos e técnicas de desenvolvimento de aplicações e sistemas 3D;
  4. Desenhar e programar ambientes virtuais e sistemas multiutilizador em contexto experimental e de uso corrente.
 

  1. Introdução à Realidade Virtual.
  2. Perceção Humana.
  3. Ambientes virtuais multissensoriais.
  4. Interface com o ambiente virtual – Input.
  5. Interface com o ambiente virtual – Output.
  6. Síntese do Mundo Virtual.
  7. Interação com o Ambiente Virtual.
  8. A experiência de Realidade Virtual.
  9. Desenho de Experiências de Realidade Virtual.
  10. Futuro da Realidade Virtual.
 

Danahe, Simon (2005). Creating 3D Worlds‎. Barrons Educational Series. ISBN-13: 978-0764178436
 
Sherman, W. R., & Craig, A. B. (2002). Understanding virtual reality: Interface, application, and design. Elsevier.
 
Fuchs, P., Moreau, G., & Guitton, P. (2011). Virtual reality: concepts and technologies. CRC Press.
 

A avaliação tem caráter individual e implica a coexistência de duas modalidades: avaliação contínua (60%) e avaliação final (40%). Essa avaliação será desenvolvida na aplicação de formas diversificadas, definidas no Contrato de Aprendizagem da unidade curricular.