Data Analytics (LGVR)
Código: 21195
Departamento: DCSG
ECTS: 6
Área científica: Tecnologias de Informação
Total de horas trabalho: 156
Total de horas de contacto: 15

Nesta unidade curricular são abordados os conceitos e ferramentas de Estatística que permitem analisar dados e obter resultados de forma significativa e útil para a gestão e decisão em problemas de Retalho. A apresentação dos conteúdos é feita numa perspetiva aplicada e acompanhada de software de análise de dados, para auxiliar a descrição e visualização de dados, bem como explorar relações, comparações, determinar modelos preditivos e identificar padrões.

 Análise de dados

Inferência Estatística

Modelos preditivos

Comunicação de resultados

 

Ao concluir a UC, é esperado que o/a estudante demonstre as seguintes competências: 

- Aplicar ferramentas de visualização de dados e estatística descritiva, interpretando no contexto;

- Identificar situações de incerteza modeladas por algumas das leis de distribuição de probabilidades mais importantes;.

- Realizar inferência estatística, nomeadamente intervalos de Confiança e Testes de hipótese no apoio à decisão;

- Conduzir e interpretar relações de correlação e de regressão, como modelos preditivos (de vendas, de satisfação de clientes, etc)

- Conhecer e saber aplicar alguns métodos de previsão e de mineração de dados (data mining)

- Utilizar um software com a vontade, avaliar criticamente e comunicar os resultados

 

1. Introdução à análise de dados, ferramentas, limpeza de dados. Visualização de dados, relações, estatística descritiva;

2. Revisões de Probabilidades, leis de distribuição e Fórmula de Bayes 

3. Estimação e Inferência: Tipos de Amostragem, Intervalos de confiança e testes de Hipóteses (paramétricos e não paramétricos). 

4. Análise de correlação e modelos de Regressão 

5. Tópicos adicionais podem contemplar, entre outros (a selecionar): previsão em séries temporais; Árvores de decisão, classificação;

Aplicações com software (SPSS, ou R, Python, outros, sem custos adicionais para o/a estudante).

 

 

1. P. Newbold, W. L. Carlson, & B. M. Thorne (2019). Statistics for Business and Economics. 9. ed., Boston: Pearson

S.

2. Christian Albright, Wayne L. Winston. Business Analytics: Data Analysis & Decision Making, 7th edition,

CENGAGE, 2019

3. Materiais de texto e de outras tipologias a disponibilizar online pelo/a docente

E-learning.

O regime de avaliação preferencial é o de avaliação contínua, constituída pela realização de 2 e-folios (trabalhos escritos em formato digital), ao longo do semestre letivo, e de um momento final de avaliação e-fólio Global (e-fólioG), a ter lugar no final do semestre, com peso de, respetivamente, 40% e 60% na classificação final. Os estudantes podem, no entanto, em devido tempo, optar um único momento de avaliação, realizando, então uma prova de Avaliação Final (exame) com o peso de 100%.