Curadoria e Intervenção Artística Digital
Código: 23056
Departamento: DCET
ECTS: 5
Área científica: Média-Arte Digital
Total de horas trabalho: 130
Total de horas de contacto: 30

A UC visa proporcionar espaços de experimentação em curadoria e intervenção artística digital em contextos comunitários e culturalmente ricos. O enfoque será na construção coletiva de uma proposta de curadoria e nos sujeitos produtores de objectos artísticos e nas dinâmicas de recepção e fruição, com a consequente prática concreta de intervenção-ação através da arte

Curadoria de Média-Arte Digital
Intervenção Artística
Projeto de Curadoria

Ao concluir esta UC o estudante estará capaz de:
− Identificar as problemáticas, técnicas principais e os desafios que se colocam na construção de um projeto de curadoria, com especial ênfase para a curadoria da média-arte digital;
− Identificar a teia de conceitos multidisciplinares, de metodologias/métodos de atuação e de intervenção artística através dos artefactos de média-arte digital ;
− Desenvolver um projeto artístico de curadoria e intervenção, individual e coletivo, que explore altamente as dinâmicas de recepção e fruição, procurando uma relação especial com as comunidades e a cultura do local onde será exibido, através dos artefactos de média-arte digital.

Esta UC coloca o foco na complexidade dos processos de curadoria e intervenção artística, da criação de objectos, percursos e narrativas artísticas em contextos culturais da contemporaneidade fortemente dominada pelos meios digitais. O elenco temático a desenvolver destaca o seguinte roteiro:
1) Tendências contemporâneas e principais técnicas em curadoria digital e a construção de espaços virtuais artísticos;
2) Desafios da intervenção artística na contemporaneidade digital: técnicas, limitações e desafios; competências dos agentes e organizações de mudança e inovação artística;
3) Projeto de curadoria e intervenção artística digital: plano e organização temática em espaço virtual; plano de ação-intervenção no terreno; propostas de adaptação a características de cultura e comunidades locais como forma de maximização de impacto através da incorporação de elementos etnográficos e sociais; experimentação em contexto social real de práticas de intervenção artística; retroação pós-projeto na forma de autoavaliação crítica.

• Arantes, P. (2019). Memória, Arquivo e Curadoria na Cultura Digital. Aurora. Revista de Arte, Mídia e Política, 12(34), 95-109. 

• Dalcol, F. (2019). Artista enquanto curador: das convergências e dissoluções entre práticas artísticas e curatoriais. MODOS, Revista de História da Arte, Campinas 3(1), 281-299. DOI: 10.24978/mod.v3i1.4117.

• Dekker, A., Archey, K., Blair, U., Cook, S., Magalhães, A. G., Himmelsbach, S., ... & Paunu, H. (2022). A Roundtable: Curatorial Perspectives on Collecting Time-Based Media Art. In Conservation of Time-Based Media Art (pp. 28-38). Routledge.

• Gasparetto, D., Lima, A., Casimiro, G., Boelter, V., & Santos, N. (2015). Factors1. 0–“Curadoria” compartilhada, modos expositivos e as experiências em arte digital. 24º Encontro da ANPAP – Compartilhamentos na Arte: Redes e Conexões, Santa Maria, RS, Brasil.

• Stewart, P. A. & Richter, D. (Eds.) (2020). Curating the Digital: Curating and Art Practice: Contemporary Considerations on Automation, Place, and Digital Communication. oncurating. org, (45).

• Veiga, P.A. (2022). The Everywhere Museum of Everything: the curatorship challenge, from digital urban art to NFTs. In Art, Museums & Digital Cultures: Rethinking Change (pp. 142-156). Institute of Art History, School of Social Sciences and Humanities, Universidade NOVA de Lisboa | maat - Museum of Art, Architecture and Technology

• Veiga, P.A. (2020). O Museu de Tudo em Qualquer Parte: arte e cultura digital - inter-ferir e curar. Coleção Humanitas, Centro de Investigação em Artes e Comunicação. Coimbra: Grácio Editor. ISBN: 978­989­9023­25­3

 

E-learning

A avaliação desta unidade curricular abarca uma dimensão de cariz contínuo baseada na qualidade das questões e problemáticas que o estudante vai colocando ao docente/turma; da realização das tarefas propostas em cada módulo, bem como da participação na discussão nos fóruns. Através desta dimensão o estudante deverá assegurar frequência (aproveitamento) dos três módulos obrigatórios e dos cinco módulos opcionais. O Estudo de Estado da Arte elaborado ao longo do ano letivo determinará a sua classificação quantitativa, após a apreciação em prova pública, durante o retiro doutoral.

Em função da natureza teórica da unidade curricular o processo de ensino/aprendizagem deve observar uma abordagem baseada em trabalho individual na forma de estudo intensivo da área e do respetivo estado da arte e a participação, em turma virtual, no processo de aprendizagem colaborativa online baseada na discussão e análise crítica dos vários tópicos de estudo. O docente realiza sessões de orientação tutorial online para focalizar o esforço do estudo.