Controlo de Gestão
• Conceber relatórios financeiros de cariz, mais operacional, e menos contabilístico.
• Tomar decisões internas à organização, como escolha ou abandono de produtos, criação ou expansão de determinadas actividades.
• Estruturar a organização de forma orientada para as melhores práticas operacionais e de recursos humanos.
a. A Gestão da Informação Financeira: Os instrumentos de informação financeira; Análise de valor numa perspetiva multidimensional; Da MCR (margem de contribuição residual) ao Economic Value Added (Lucro económico);A criação de valor para o Acionista.3. A estruturação da informação - Do Tableau de Bord ao Balanced Scorecard: Metodologia na sua conceção e implementação; Da Contabilidade Geral à Contabilidade Analítica; Sistemas de informação para executivos (EIS); Contributos para o modelo de avaliação do desempenho.
b. A Gestão com base nos processos: Da gestão funcional à gestão por processos; Activity-based Costing; A informação financeira numa lógica de gestão baseada nas actividades Apuramento dos resultados pela metodologia ABC
c. A Organização através de Centros de Responsabilidade: centros de custo e centros de Lucro (Profit Centers); Perspetivas na definição da estrutura organizativa; A definição e características dos centros de responsabilidade; Modelos de avaliação da "performance" financeira; Sistemas de preços de transferência interna;