Contextos Organizacionais da Intervenção Social
Código: 41124
Departamento: DCSG
ECTS: 6
Área científica:
Total de horas trabalho: 156
Total de horas de contacto: 15

A Unidade Curricular de Contextos Organizacionais da Intervenção Social tem como objetivo a compreensão da metodologia de intervenção social nos atuais contextos organizacionais, a qual pretende:

• Construir uma perspetiva conceptual sobre as organizações e projetos sociais aliada a uma visão empírica da inserção profissional; 

• Identificar as teorias e os elementos e processos relativos à metodologia global de intervenção em articulação com uma ética organizacional e a responsabilidade social; 

• Situar os desafios e defender uma posição crítica, da aplicação da intervenção social nas organizações contemporâneas

 

Pretende-se que, no final desta Unidade Curricular, o estudante tenha adquirido as seguintes competências:

• Conhecer conceitos e tipologias próprias dos contextos organizacionais na intervenção social

• Compreender os fundamentos éticos, ideológico-doutrinários e teórico-práticos da responsabilidade social organizacional

• Saber valorizar a relação humana e o trabalho em equipa face a constrangimentos e dilemas profissionais

• Reconhecer e compreender os espaços organizacionais da prática profissional

 

1.Conceito e tipos de organizações

1.1 Dimensões e desenho organizacional

1.2 Estrutura: Os alicerces e os pilares da organização

1.3 As organizações na contemporaneidade

 

2. Origem e evolução das teorias de gestão organizacional

2.1.Estruturas, culturas, pensamentos e planeamentos estratégicos 

2.2 Missão, princípios e valores

2.3 A comunicação no âmago da vida organizacional

 

3. As equipas nas organizações

3.1 Abordagem teórica e prática da liderança 

3.2 Team building

3.3 Um modelo contingencial de liderança das equipas

 

4. Ética organizacional e responsabilidade social

4.1 Noções gerais sobre a ética

4.2 Teorias éticas normativas

4.3 Responsabilidade social organizacional

4.4 As relações interinstitucionais e stakeholders

 

Daft, Richard, L; Murphy, Jonathan; Willmott, Hugh (2003). Organization:theory and design. London: United Kingdom

Miguel Pina e Cunha, Arménio Rego, Rita Campos e Cunha, Carlos Cabral-Cardoso, (2007). Manual de Comportamento Organizacional e Gestão. Lisboa: RH Editora.

Rego, A., Cunha, M. P., Costa, N. G., Gonçalves, H., Cabral-Cardoso, C. (2007). Gestão Ética e Socialmente Responsável. Lisboa: RH Editora.

Shiefer, U., Bal-Döbel, L., Batista, A., Döbel, R., Nogueira, J., & Teixeira, P. (2007). MAPA: Manual de Planeamento e Avaliação de Projectos. Estoril: Princípia Editora.

Teles, H. (2009). Responsabilidade social das empresas. Em Joaquim Caeiro [Coord.], Economia e Política Social: contributos para a intervenção social no século XX (pp. 79-102). Lisboa: Universidade Lusíada Editora.

Teles, H. (2010). O Serviço Social e a Responsabilidade Social Empresarial: passado, presente e futuro. Em Intervenção Social, N. 36 (pp. 47-61). Lisboa: Universidade Lusíada de Lisboa. 

Teles, H. (2020). Serviço Social nas empresas: práticas de responsabilidade social. Lisboa: PACTOR.

 

Metodologia de ensino: E-Learning. (completamente online) 

O regime de avaliação preferencial é o de avaliação contínua, constituída pela realização de 2 e-folios (trabalhos escritos em formato digital), ao longo do semestre letivo, e de um momento final de avaliação e-fólio Global (e-fólioG), a ter lugar no final do semestre, com peso de, respetivamente, 40% e 60% na classificação final. Os estudantes podem, no entanto, em devido tempo, optar um único momento de avaliação, realizando, então uma prova de Avaliação Final (exame) com o peso de 100%.