A Química é a ciência que se debruça sobre a matéria no seu sentido mais lato, dispondo para o efeito de um amplo sistema de conceitos. Diferentemente, por exemplo, da mineralogia ou da farmácia, os conceitos da Química são genericamente aplicáveis ao mundo empírico, explicando-o. E isto, porque a Química no seu núcleo determinante continua a investigar sistematicamente a estrutura relacional específica das propriedades químicas e das substâncias químicas, o que determina a estrutura lógica do conhecimento químico em todos os níveis cognitivos.
Esta unidade curricular de nível introdutório pretende desenvolver e evidenciar a relação entre as propriedades dos sistemas químicos à escala macroscópica (resultantes da observação) e ao nível microscópico (necessários à interpretação dos fenómenos). A concretização deste objectivo geral só é possível através da compreensão de conceitos fundamentais de termodinâmica, cinética e estrutura da matéria. Estes conceitos, que naturalmente fazem parte de outras disciplinas científicas, onde eventualmente serão aprofundados de acordo com os requisitos das respectivas áreas, permitem assim a construção de uma base sólida de conhecimentos científicos.
1- Química e Propriedades da Matéria
2- Equilíbrio Químico
3- Conceitos de Termodinâmica
4- Conceitos de Química Orgânica
• Compreender e explicar alguns fenómenos naturais com base no conhecimento químico.
• Aplicar o conhecimento científico em situações quotidianas.
• Compreender a importância de conceitos centrais do conhecimento químico.
• Pesquisar, seleccionar e organizar informação para a transformar em conhecimento aplicável a fenómenos do dia a dia.
• Adoptar estratégias científicas adequadas à resolução de problemas e à tomada de decisões.
• Capacidade de planificação e gestão do tempo. • Desenvolver capacidades de auto-formação e de objectividade.
• Conceitos Introdutórios: natureza das substâncias, constituição da matéria, estudos de soluções.
• Tipos de reacções químicas: ácido-base, oxi-redução, precipitação.
• Energia das reacções químicas.
• Equilíbrio Químico: definição, ácido-base e de solubilidade.
• Noções básicas de Cinética Química.
• Noções básicas de Electroquímica.
• Química orgânica: nomenclatura.
E-learning.
O regime de avaliação preferencial é o de avaliação contínua, constituída pela realização de 2 e-folios (trabalhos escritos em formato digital), ao longo do semestre letivo, e de um momento final de avaliação e-fólio Global (e-fólioG), a ter lugar no final do semestre, com peso de, respetivamente, 40% e 60% na classificação final. Os estudantes podem, no entanto, em devido tempo, optar um único momento de avaliação, realizando, então uma prova de Avaliação Final (exame) com o peso de 100%.