Conceção Centrada no Utilizador
Código: 22156
Departamento: DCET
ECTS: 7
Área científica: Engenharia Informática
Total de horas trabalho: 210
Total de horas de contacto: 40

Esta unidade curricular tem como objetivo apresentar os princípios, metodologias e técnicas da Conceção Centrada no Utilizador em sistemas interativos. Será discutida a importância de adquirir o conhecimento dos utilizadores, seus perfis e suas necessidades, e de os envolver corretamente no desenvolvimento de projetos visando produzir sistemas interativos com sucesso. Serão discutidas diversas formas de envolvimento dos utilizadores, tanto durante a conceção inicial e especificação de requisitos como no teste e na validação em múltiplas fases do projeto.

Discriminar e aplicar as metodologias e técnicas de desenvolvimento de sistemas interativos numa perspetiva centrada no utilizador;
Identificar perfis e necessidades dos utilizadores;
Avaliar sistemas interativos com base em técnicas de teste e verificação centrados no utilizador;
Envolver e fazer participar utilizadores no desenvolvimento e operação de sistemas interativos;
Realizar projetos centrados no utilizador.

Princípios e metodologias de Conceção Centrada no Utilizador em sistemas interativos;
Metodologias para identificação e especificação de utilizadores e suas necessidades;
Metodologias de envolvimento de utilizadores no desenvolvimento e construção de sistemas interativos;
Metodologias e técnicas de avaliação de sistemas interativos de acordo nas diferentes fases do projeto;
Realização e gestão de projetos de sistemas interativos com envolvimento dos utilizadores em todas as suas fases.

Yvonne Rogers, Helen Sharp, Jenny Preece, (2011), “Interaction Design: Beyond Human-Computer Interaction”, 3rd edition, Wiley. ISBN-13: 978-0470665763

E-learning

A avaliação é individual e será realizada em 5 momentos correspondendo cada um deles a um dos 5 resultados de aprendizagem em que os alunos entregarão um relatório correspondendo à sua análise de casos propostos pelo corpo docente. A classificação final será obtida pela ponderação dos resultados parciais (15% para cada um dos primeiros resultados de aprendizagem, 40% para o resultado final, o projeto). O tema de projeto poderá ser sugerido por cada aluno em função da sua experiência e vida profissionais com a aprovação do corpo docente. A avaliação do projeto será presencial.