Comunicação Empresarial I
Código: 31011
Departamento: DH
ECTS: 6
Área científica: Gestão
Total de horas trabalho: 156
Total de horas de contacto: 15

  Esta unidade curricular apresenta os elementos essenciais para a definição e construção de um processo de comunicação na empresa.

Elementos básicos da Comunicação
O Processo da Comunicação
Teorias da Comunicação

  • Identificar os elementos básicos da comunicação;
  • Descrever as fases do processo de comunicação;
  • Aplicar as teorias da comunicação adequadas a cada tipo de organização;
  • Analisar as barreiras à comunicação e utilizar as técnicas de comunicação interpessoal.

1. Características do processo de comunicação e os elementos básicos.
2. Teorias da comunicação.
3. A Comunicação como aparelho circulatório das Organizações.
4. O contributo de várias Escolas de comunicação face ao modelo clássico tradicional.

Considera-se bibliografia obrigatória aquela que, porventura, seja indicada como de leitura obrigatória nos materiais de estudo. O estudante deve, por conseguinte, consultar as instruções dadas relativas a cada tópico.

E-learning.

O regime de avaliação preferencial é o de avaliação contínua, constituída pela realização de 2/3 e-folios (trabalhos escritos em formato digital), ao longo do semestre letivo, e de um momento final de avaliação presencial (p-fólio), a ter lugar no final do semestre, com peso de, respetivamente, 40% e 60% na classificação final. Os estudantes podem, no entanto, em devido tempo, optar um único momento presencial de avaliação, realizando, então uma prova de Avaliação Final (exame) com o peso de 100%.