Comunicação em Gestão
Código: 61039
Departamento: DCSG
ECTS: 6
Área científica: Gestão
Total de horas trabalho: 156
Total de horas de contacto: 15

– Esta unidade curricular tem como propósito habilitar o estudante com instrumentos fundamentais para o desenvolvimento de capacidades organizativas e metacognitivas ligadas às técnicas de expressão, comunicação e aprendizagem. Neste sentido, para além de apresentar instrumentos de suporte eficazes para a prossecução da carreira académica, a unidade curricular, pela sua insistência na organização do pensamento e nas formas de comunicação em uso nas empresas e, em geral, nas organizações contemporâneas, também prepara o estudante para o desempenho futuro de algumas interações verbais nas suas relações com os outros.

Comunicação
Comunicação empresarial
Comunicação de exportação
Comunicação intercultural de negócios

No final da unidade curricular o estudante deverá ser capaz de:
• Ter consciência estratégica relativa aos atos de comunicação no seio de uma empresa
• Capacidade de comunicar eficazmente, em nome da sua organização, de forma adequada ao objetivo e ao interlocutor
• Compreender, organizar e gerir adequadamente os recursos necessários para a comunicação efetiva da comunicação
• Discriminar as formas e recursos adequados de comunicação para públicos distintos
• Utilizar adequadamente recursos da comunicação interna e externa em uso no meio empresarial.

 

1. Comunicação na empresa
a. Comunicação interpessoal
b. Comunicação empresarial
2. Comunicação e exportação
a. Interações orais
b. Interações escritas
c. Interações pessoais
d. Comunicação intercultural de negócios
e. Internet
ATENÇÃO: Todos os recursos bibliográficos OBRIGATÓRIOS serão disponibilizados na página da Unidade Curricular.
 

Bibliografia Obrigatória:
• Salomão, Ricardo - Comunicação e Exportação. Lisboa: CEMRI, Nova Vega, 2011. Disponível em WWW: <http://hdl.handle.net/10400.2/7484>. 978-972-699-972-0
• Lampreia, J. Martins - Ferramentas de Comunicação para Gestores. LIDEL, 2013. 978-972-757-984-6
Bibliografia Adicional
• Lampreia, J. Martins - Técnicas de Comunicação - Publicidade, Propaganda e Relações Públicas. Publicações Europa-América, 2013. 972-1-02144-X
• REGO, Arménio. Comunicação Pessoal e Organizacional, Teoria e Prática. Edições Sílabo (3ª Ediçao), Lisboa, 2013.
• BAPTISTA, Renato Dias. “A comunicação empresarial e a gestão da mudança”. In: http://www.bocc.ubi.pt/pag/baptista-renato-comunicacao-gestao.pdf;
• FERNANDES, Dalmo. “Definições e Características sobre Gestão da Comunicação”. In:  http://www.devmedia.com.br/definicoes-e-caracteristicas-sobre-gestao-da-comunicacao/21546;
• TORRES, Filipa. “Noções básicas de comunicação”. In: http://www.slideshare.net/filipatorres2010/noes-bsicas-de-comunicao?related=1;
VICTORINO, Vinícius. “A nova gestão da comunicação”. In:  https://endeavor.org.br/a-nova-gestao-da-comunicacao/.
 

E-learning

O regime de avaliação preferencial é o de avaliação contínua, constituída pela realização de 2 E-Fólios (trabalhos escritos em formato digital, com classificação máxima de 4 valores cada), que ocorrem em data marcada no início do semestre letivo, acrescido de um momento final de avaliação presencial (P-Fólio), a ter lugar no final do semestre, com classificação máxima de 12 valores. A nota final é encontrada pela soma das classificações obtidas: 4+4+12=20.

 
Os estudantes podem, no entanto, até à terceira semana letiva, optar por um único momento presencial de avaliação, realizando, então uma prova de Avaliação Final (exame) representando 100% da classificação final.

 

Necessárias boas competências na ótica do utilizador: Processador de texto; Internet.
Os textos base estão escritos em Português, sendo desejável que o aluno tenha domínio da língua inglesa para poder utilizar livros e textos complementares.