Total de horas trabalho: 156
Total de horas de contacto: 15
Estudo do sistema da administração pública, do ponto de vista da sua organização e funcionamento no quadro do aparelho normativo do Estado e dos desafios sociais contemporâneos.
Compreensão da realidade administrativa nas suas diversas facetas. Aprendizagem de metodologias e de técnicas que permitam avaliar o funcionamento da Administração Pública.
1- A Administração Pública (AP) como objeto de estudo; 2- Regulação e prestação de serviços; 3- Missões e estruturas da Administração; 4- Organização, Decisão, Planeamento e Avaliação na AP; 5- Recursos humanos e função financeira na AP; 6- Qualidade dos serviços públicos.
Bibliografia Obrigatória:
BILHIM, João. (2008). Ciência da Administração, Lisboa: Universidade Aberta, 2ª edição.
Livraria online da UAB
OU
BILHIM, João. (2013). Ciência da Administração, Lisboa: Instituto Superior de Ciências Sociais e Políticas.
Encomendas disponíveis através do site da Livraria do ISCSP.
Bibliografia Complementar:
BILHIM, João (2014) Teoria Organizacional: Estruturas e Pessoas. Lisboa: ISCSP, 2014.
CAEIRO, Joaquim Manuel Croca (2015) História da Administração Pública Portuguesa, Lisboa: Instituto Superior de Ciências Sociais e Políticas.
TERRY, Larry (2005) The Thining of Administrative Institutionsin the Hollow State, in Administration and Society, Vol. 37, nº4, September, p.426-444.
E-learning.
O regime de avaliação preferencial é o de avaliação contínua, constituída pela realização de 2/3 e-folios (trabalhos
escritos em formato digital), ao longo do semestre letivo, e de um momento final de avaliação presencial (p-fólio), a ter lugar no final
do semestre, com peso de, respetivamente, 40% e 60% na classificação final. Os estudantes podem, no entanto, em devido tempo, optar um
único momento presencial de avaliação, realizando, então uma prova de Avaliação Final (exame) com o peso de 100%.