O seminário é organizado sob a forma de ciclo de conferências, disponibilizado online, incidindo sobre questões fraturantes para os Estudos Medievais. Privilegia-se uma visão interdisciplinar e uma abordagem comparativa. Pretende-se o aprofundamento do conhecimento e da compreensão crítica dos modelos teórico-metodológicos da área científica dos Estudos Medievais e da sua aplicação em contextos de investigação diversificados.
Interdisciplinaridade
Novos modelos teóricos e metodológicos
Diversidade no estudo da área medieval
No final da UC os estudantes deverão ter adquirido:
- conhecimentos aprofundados e compreensão crítica dos modelos teórico-metodológicos da área científica dos Estudos Medievais e da sua aplicação em contextos de investigação diversificados e interdisciplinares.
- conhecimentos aprofundados e compreensão crítica sobre a diversidade de problemáticas que caracterizam a área científica de Estudos Medievais.
- capacidade para formular ideias e conceptualizar, com base em leituras, investigação e brainstorming em contextos de debate especializados, orientados para o trabalho académico.
O seminário é organizado sob a forma de ciclo de conferências sobre questões fundamentais para os Estudos Medievais, privilegiando-se uma visão interdisciplinar e uma abordagem comparativa. As conferências são disponibilizadas na plataforma online.
1.Conferências
1.1Construção e usos de memória (L Krus; P Verdés)
1.2Historiografia (I Fernández-Órdoñez; G Martin)
1.3História Política e Económica (W Blockmans; P Spufford)
1.4Apropriação do espaço (M Barroca; W Rossa; JC Sánchez Pardo)
1.5Formas de representação simbólica (R Morujão; J Day)
1.6Cultura material (I Gonçalves; J Molero García, D Gallego Valle e C Peña Ruiz)
2.Visitas de estudo virtuais
2.1Arqueologia e História (V Lopes e C Torres; M Leitão e JL Matos)
2.2Urbanismo e ordens militares (TL Pereira)
2.3Materialidade da comunicação (A Miranda; CV Fernandes)
2.4Espiritualidade e peregrinação (JL Fontes; LC Amaral)
2.5Lugares de memória e legitimação (JR Melo; MM Seixas)
2.6Arquitetura e História (M Real)
A bibliografia a ser utilizada adequa-se ao conteúdo das sessões pelo que é indicada e disponibilizada aos estudantes como apoio às conferências e às visitas de estudo. Tal permitirá a constituição de uma biblioteca virtual de apoio à UC, não se restringindo esta à produção científica dos especialistas que protagonizam as conferências e as visitas de estudo, abordando também as temáticas tratadas nas diferentes apresentações.
E-learning. Os Estudantes assistem a conferências por investigadores convidados e realizam leituras complementares. Debate em fórum sobre o trabalho realizado, sob orientação dos Professores.
A avaliação consiste na realização de dois trabalhos escritos de reflexão individual (ponderação: 50% + 30%), complementados pela participação ativa nos debates (ponderação: 20%).