Biodiversidade e Conservação
Código: 21011
Departamento: DCET
ECTS: 6
Área científica: Ciências Biológicas
Total de horas trabalho: 156
Total de horas de contacto: 26

Em Biodiversidade e Conservação 21011, inicia-se o estudo da Biodiversidade (conceitos, caracterização da diversidade biológica, ameaças, utilização e valor, estratégias, indicadores), Serviços de Ecossistema e estratégias de Conservação.
Serão identificadas, discutidas e explicadas as estratégias e metodologias na Conservação da Biodiversidade, legislação e convenções, espécies e habitats protegidos e os prioritários incluídos nos anexos da directiva Habitats e livro vermelho, Conservação da Natureza e Biodiversidade em Portugal e na União Europeia e áreas protegidas e classificadas.

1. Biodiversidade
2. Serviços de Ecossistema
3. Conservação

Pretende-se que, no final desta Unidade Curricular, o estudante seja capaz de:
1. Conhecer, compreender e aplicar os conceitos sobre Biodiversidade e Serviços de Ecossistema;
2. Descrever e explicar os fundamentos da Conservação das espécies e habitats;
3. Descrever e explicar os principais argumentos em torno da Conservação da Biodiversidade;
4. Explicar os factores de ameaça e agentes destrutivos da Biodiversidade;
5. Conhecer as espécies e habitats prioritários da Biodiversidade em Portugal;
6. Conhecer estratégias de Conservação das espécies;
7. Conhecer os instrumentos legais e políticos para a Conservação da Natureza e das espécies em Portugal e na União Europeia;
8. Reconhecer os conceitos de conservação da biodiversidade como fundamentais na redacção de Planos de Ordenamento do Território e actividades económicas.

1. Biodiversidade e Serviços de Ecossistema. Estudo e Conservação da Biodiversidade (Conceitos, Tipos, Quantificação, Ameaças, Utilização, Valorização, Serviços de Ecossistema e Conservação).
2. Biodiversidade: Estratégias, Indicadores e Instrumentos (Momentos marcantes, a Estratégia Europeia, Indicadores, Estratégia e contexto português - estratégia, instrumentos e enquadramento internacional e a diversidade biológica em Portugal - algumas referências e ameaças).
3. Conservação (Estratégias de Conservação da Natureza, legislação e convenções, áreas protegidas, Livros Vermelhos, espécies e habitats protegidos a nível nacional e os prioritários incluídos nos anexos da Directiva Habitats e livro vermelho, Organismos estatais e respectivas competências, Acções específicas de conservação, Linhas estratégicas e áreas de intervenção).

Mendes Palma, F. (Coord.) 2008. Ganhar com a Biodiversidade – Oportunidades de Negócio em Portugal. Actual Editora. 254 Pp.
Wilson, E.O., 1997. A diversidade da vida. Ciência Aberta. Gradiva Publicações, Lisboa.
Informação e documentação de apoio (textos de apoio) disponibilizada na página da unidade curricular.

E-learning.

O regime de avaliação preferencial é o de avaliação contínua, constituída pela realização de 2/3 e-folios (trabalhos escritos em formato digital), ao longo do semestre letivo, e de um momento final de avaliação presencial (p-fólio), a ter lugar no final do semestre, com peso de, respetivamente, 40% e 60% na classificação final. Os estudantes podem, no entanto, em devido tempo, optar um único momento presencial de avaliação, realizando, então uma prova de Avaliação Final (exame) com o peso de 100%.