Avaliação Educacional
Código: 12192
Departamento: DEED
ECTS: 7
Área científica: Ciências da Educação
Total de horas trabalho: 182
Total de horas de contacto: 36

Avaliação Educacional, Avaliação Institucional, Avaliação do Desempenho Docente

1.      Ampliar o campo conceitual da Avaliação Educacional

·        Definir as diversas dimensões da avaliação educacional

·        Caracterizar os principais modelos de avaliação educacional

2.     Discutir parâmetros da avaliação institucional

·        Discutir a avaliação externa das escolas, seus pressupostos e práticas

·        Definir um conjunto de indicadores fundamentais na concretização desta avaliação.

3.     Analisar e discutir questões teórico-práticas da avaliação de programas e projetos educacionais

·        Analisar casos práticos de avaliação de programas e projetos.

4.     Analisar a avaliação do desempenho docente e sua relação com o desenvolvimento profissional

·        Analisar práticas de avaliação de desempenho docente

·        Discutir o papel da supervisão pedagógica na melhoria do desempenho docente

·        Discutir questões éticas relacionadas com a avaliação do desempenho docente

·        Relacionar desempenho docente e avaliação pedagógica.

Dimensões da avaliação educacional

A avaliação institucional

A avaliação de programas/projetos educacionais

A avaliação de desempenho docente e o desenvolvimento profissional

Bauer, A.  e  Sousa, S. Z. (2015). Indicadores para avaliação de programas educacionais: desafios metodológicos. Ensaio: aval. pol. públ. educ. [online]. 2015, vol.23, n.86, pp.259-284. ISSN 0104-4036.  https://doi.org/10.1590/S0104-40362015000100010.

Ryan, K., & Cousins, B. (2009). The SAGE International Handbook of Educational Evaluation (1st ed.). SAGE Publications. Retrieved from https://www.perlego.com/book/1005612/the-sage-international-handbook-of-educational-evaluation-pdf

Fernandes, D. (2008). Avaliação do desempenho docente: Desafios, problemas e oportunidades. Cacém: Texto Editores. https://repositorio.ul.pt/handle/10451/5508

Fernandes, D. (2011) Avaliação de programas e projetos educacionais: Das questões teóricas às questões das práticas. In Domingos Fernandes (ed.) Avaliação em educação: Olhares sobre uma prática social incontornável, Editora Melo, Pinhais, Paraná, Brasil. https://encurtador.com.br/fsuCQ

Fernandes, D. (2020). Avaliação pedagógica, currículo e pedagogia: contributos para uma discussão necessária. Revista de Estudos Curriculares, n. 11, vol. 2, p. 72-84, 2020. https://www.nonio.uminho.pt/rec/index.php?journal=rec&page=article&op=view&path%5B%5D=107

Nóvoa, A. (2017). “Firmar a posição como professor, Afirmar a profis[1]são docente”, Cadernos de Pesquisa, vol. 47 (116), pp. 1106-1133.

Nóvoa, A. (2022) Entre a formação e a profissão: Ensaio sobre o modo como nos tornamos professores. In Nóvoa. A.; Alvim, Y.(Org.) Escolas e Professores Proteger, Transformar, Valorizar. Salvador: SEC/IAC.

Stake, R. (2003). Responsive Evaluation. In T. Kellaghan, & D. L. Stufflebeam (Eds.), International Handbook of Educational Evaluation (pp. 63-68) DOI: 10.1007/978-94-010-0309-4_5

Stake, R. E. (2011). Program evaluation particularly responsive evaluation. Journal of Multidisciplineary Evaluation, 7(15)

 Tucker,P.; Stronge, J.(2005). A avaliação dos professores e os resultados dos alunos. Porto: Asa.

E-Learning (completamente online).

A unidade curricular é delineada com base em sequências de aprendizagem que incluem uma fase de trabalho autónomo por parte dos estudantes com realização de atividades individuais ou colaborativas (pares ou grupo), que visam o desenvolvimento das competências associadas a cada um dos tópicos. Estas atividades procuram ancorar-se no contexto profissional dos estudantes sendo suportadas por recursos teóricos diversos fornecidos no espaço da UC. Podem envolver análise de casos, desenho de um plano de avaliação adaptado a um dado contexto, análise comparativa de modelos de avaliação, entre outros.

São, quando necessários, criados foruns de equipa de modo a facilitar a articulação do trabalho dentro de cada grupo, que é livre de recorrer a outras formas de comunicação, designadamente de natureza síncrona.  A todos os tópicos temáticos estão associados momentos de debate em fórum geral envolvendo toda a turma, visando o aprofundamento de conceitos e alargamento de perspetivas sustentados pela reflexão coletiva.

O design avaliativo assume um caráter contínuo e formador e contempla os seguintes elementos:

  • Realização das atividades propostas
  • Participação nos debates em fórum
  • Apresentação de um eportefólio individual sobre o percurso realizado por cada um dos estudantes e sua auto-reflexão sobre esse percurso.

Além da avaliação da responsabilidade da docente é também contemplada a autoavaliação dos estudantes, ao longo da UC, delineada a partir de uma proposta discutida na turma.