Avaliação Educacional, Avaliação Institucional, Avaliação do Desempenho Docente
1. Ampliar o campo conceitual da Avaliação Educacional
· Definir as diversas dimensões da avaliação educacional
· Caracterizar os principais modelos de avaliação educacional
2. Discutir parâmetros da avaliação institucional
· Discutir a avaliação externa das escolas, seus pressupostos e práticas
· Definir um conjunto de indicadores fundamentais na concretização desta avaliação.
3. Analisar e discutir questões teórico-práticas da avaliação de programas e projetos educacionais
· Analisar casos práticos de avaliação de programas e projetos.
4. Analisar a avaliação do desempenho docente e sua relação com o desenvolvimento profissional
· Analisar práticas de avaliação de desempenho docente
· Discutir o papel da supervisão pedagógica na melhoria do desempenho docente
· Discutir questões éticas relacionadas com a avaliação do desempenho docente
· Relacionar desempenho docente e avaliação pedagógica.
Dimensões da avaliação educacional
A avaliação institucional
A avaliação de programas/projetos educacionais
A avaliação de desempenho docente e o desenvolvimento profissional
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E-Learning (completamente online).
A unidade curricular é delineada com base em sequências de aprendizagem que incluem uma fase de trabalho autónomo por parte dos estudantes com realização de atividades individuais ou colaborativas (pares ou grupo), que visam o desenvolvimento das competências associadas a cada um dos tópicos. Estas atividades procuram ancorar-se no contexto profissional dos estudantes sendo suportadas por recursos teóricos diversos fornecidos no espaço da UC. Podem envolver análise de casos, desenho de um plano de avaliação adaptado a um dado contexto, análise comparativa de modelos de avaliação, entre outros.
São, quando necessários, criados foruns de equipa de modo a facilitar a articulação do trabalho dentro de cada grupo, que é livre de recorrer a outras formas de comunicação, designadamente de natureza síncrona. A todos os tópicos temáticos estão associados momentos de debate em fórum geral envolvendo toda a turma, visando o aprofundamento de conceitos e alargamento de perspetivas sustentados pela reflexão coletiva.
O design avaliativo assume um caráter contínuo e formador e contempla os seguintes elementos:
Além da avaliação da responsabilidade da docente é também contemplada a autoavaliação dos estudantes, ao longo da UC, delineada a partir de uma proposta discutida na turma.