Código: 52030
Departamento: DH
ECTS: 6
Área científica: Arte
Total de horas trabalho: 156
Total de horas de contacto: 33

Pretende-se na UC de Artes e Multimédia que os mestrandos construam saberes e adquiram competências na conceção e produção de discursos dos multimédia (hipermédia) agindo diretamente em suportes subjacentes a diversas formas de expressão e comunicação artística, estimulando a visão comparada. Tem como finalidade levar os profissionais de MEC_la a desenvolver o conhecimento, a saber aplicá-lo em situações diversificadas, a integra-lo em contextos  e a apresentar a aprendizagem desenvolvida em espaços comunicativos a distância (síncronos e assíncronos).

Deste modo o mestrando deve ser capaz de:
- contribuir para a construção do conhecimento, para a sua aplicação e integração em contextos multidisciplinares (arte|multimédia);
- desenvolver competências de produção de documentos artísticos (em espaços diversificados);
- promover uma atitude questionante e reflexiva;
- conceber, produzir e realizar projetos multimodais através da (des)construção de projetos;
- refletir numa perspetiva crítica.

Artes
Multimédia
Digital
Tecnologias

Com esta UC pretende-se proporcionar uma base sólida de conhecimentos, capacidades e atitudes que permitam aos estudantes consolidar e manifestar as seguintes competências:

De investigação
• avaliar e utilizar criticamente teorias e enquadramentos relevantes na área em que estão a trabalhar;
•conceber e implementar ferramentas que contribuam para o desenvolvimento do conhecimento;
•perspetivar o multimédia como instrumento inclusivo e de intervenção artística;
•desenvolver competências de pesquisa e de apresentação.

De comunicação
• interagir, de modo adequado ao contexto, e contribuir para o desenvolvimento dessa competência nos seus pares;
• utilizar, adequada e criticamente, as artes e a multimédia no exercício das suas funções  enquanto produtor de formatos digitais;
• manifestar capacidades relacionais e de comunicação.

De autonomia e parceria na aprendizagem
•assumir responsabilidade no desenvolvimento profissional;
•refletir sobre as suas práticas, apoiando-se na experiência, na investigação e em outros recursos disponíveis para a avaliação do seu desenvolvimento profissional e numa perspetiva de aprendizagem ao longo da vida;
•perspetivar o trabalho em equipa, numa atitude questionante, privilegiando a reflexão partilhada sobre saberes e experiências como fator de enriquecimento profissional e de abertura à mudança.

 

A presente UC encontra-se organizado em cinco áreas temáticas que serão desenvolvidas sequencialmente, a saber:
1.Artes|Multimédia: descobrir online (construir bibliografia em artes e multimédia| descobrir potencialidades no acesso aberto| partilha do conhecimento_creative commons ) de 8 a 22 de novembro)
2. Artes|Multimédia: argumento interativo (passagem por instâncias de planificação, construção e receção) e construção de um espaço de identidade nas redes sociais (de 23 de novembro a 3 de dezembro)
3. Artes|Multimédia: enriquecimento de conteúdos para  ambientes emergentes online  (de 4 a 16 de dezembro)
4. Artes|Multimedia: espaço de criação de ideias artísticas inovadoras “Fab_Labs: just do it” (de 17 de Dezembro a 13 de janeiro)
5. Artes|Multimédia: construção colaborativa de um MOOC_EAD no domínio das Artes Multimédia (de 14 de Janeiro a 27 de Janeiro)

“e_book” da u.c. Artes e Multimédia (disponibilizado pela docente)

E-Learning (completamente online).

A avaliação tem caráter individual e implica a coexistência de duas modalidades: avaliação contínua (60%) e avaliação final (40%). Essa avaliação será desenvolvida na aplicação de formas diversificadas, definidas no Contrato de Aprendizagem da unidade curricular.