Arte do Ocidente Europeu
Código: 31008
Departamento: DCSG
ECTS: 6
Área científica: História da Arte
Total de horas trabalho: 156
Total de horas de contacto: 15

A presente unidade curricular procurará explanar os grandes temas da história da arte do Ocidente europeu entre a Idade Média até à Época Contemporânea. A caracterização das obras de arte, em articulação com o conhecimento do percurso biográfico dos artistas mais relevantes, além da abordagem à conjuntura sócio-cultural que envolveu a produção artística assumirá papel de destaque no sentido do conhecimento das linhas essenciais definidoras da paisagem artística europeia no período considerado.

Arquitetura
Escultura
Pintura
História da Arte

• Saber ler e interpretar o monumento (arquitetura) ou o objeto artístico (escultura ou pintura), situando-o no espaço e no tempo.
• Reconhecer as tendências artísticas dominantes verificadas no Ocidente Europeu entre os séculos XII a XX.
• Saber caracterizar a obra de arte de cada um dos períodos artísticos na sua dimensão histórica e estética.

1 - Idade Média
a) A génese da arte ocidental
b) Corte, Igreja e Cidades
2 - Idade Moderna
a) Realidade e harmonia
b) Tradição e inovação
c) O triunfo do Classicismo
3 - Idade Contemporânea
a) Os sinais da rutura
b) Os novos padrões

GOMBRICH, E. H., A História da Arte, Lisboa, Público, 16ª ed., 2005. (estão disponíveis no mercado outras edições desta obra que poderão ser utilizadas na sala de aula virtual)
JANSON, H.W., História da Arte, Lisboa, FCG, 8ª ed., 2007.
AAVV, A Nova História da Arte de Janson – A tradição ocidental, Lisboa, FCG, 9ª ed., 2010.

E-learning.

O regime de avaliação preferencial é o de avaliação contínua, constituída pela realização de 2/3 e-folios (trabalhos escritos em formato digital), ao longo do semestre letivo, e de um momento final de avaliação presencial (p-fólio), a ter lugar no final do semestre, com peso de, respetivamente, 40% e 60% na classificação final. Os estudantes podem, no entanto, em devido tempo, optar um único momento presencial de avaliação, realizando, então uma prova de Avaliação Final (exame) com o peso de 100%.

Os estudantes têm de ter acesso a um computador com ligação à Internet, ter um endereço de correio eletrónico e, desejavelmente, possuir literacia informática na perspetiva do utilizador.