Pela aquisição da linguagem entendemos o processo através do qual o indivíduo adquire a linguagem, isto é, compreende-a e produz com o objetivo de comunicar verbalmente, seja em contexto de língua materna seja não-materna. Todos os humanos aprendem as suas línguas maternas, adquirindo as regras de funcionamento dessas línguas por simples exposição à sua utilização no contexto em que estão inseridos. Assim, a língua materna é o idioma em que, mais ou menos até aos cinco anos de idade, a criança estabelece a sua primeira gramática, que depois vai reestruturando e desenvolvendo em direção à gramática dos adultos da comunidade em que está inserida. A língua não-materna será, pelo contrário, o idioma que o indivíduo adquire/aprende em contextos diferentes do de simples exposição, normalmente no enquadramento escolar. Estes contextos podem ser divididos em dois grupos: no de língua segunda, tal como é o caso da Língua Portuguesa nos PLOP, ou no de língua estrangeira, o que se verifica, por exemplo, com a aprendizagem do Português por estudantes em escolas estrangeiras. Se os processos globais subjacentes à aquisição/ aprendizagem da língua não-materna são análogos aos da aquisição da língua materna, existem, sem dúvida, especificidades que dependem das características do contexto da aprendizagem e do próprio aprendente (fatores cognitivos, linguísticos e sociais), bem como das características da língua materna do indivíduo.
Aquisição da Linguagem
Psicolinguística
Aquisição de Português LNM
Processamento cognitivo da linguagem
Competências gerais: (i) análise de situações e problemas na área de Linguagem e Cognição, de Psicolinguística, bem como na de Aquisição da Linguagem; (ii) planeamento, organização e controlo de atividades linguísticas e cognitivas individuais e de grupos;
Competências metacognitivas: (i) gestão de informação (seleção, tratamento, análise, difusão e aplicação de conhecimentos, técnicas e atitudes); (ii) capacidade de autoavaliação e de diagnóstico de necessidades pessoais; (iii) capacidade para identificar, mobilizar, articular e aplicar recursos a situações diversas (p. ex. no ensino, na gestão de recursos, etc.), bem como para comunicar com rigor e clareza (i. e., estimular as capacidades de expressão, reflexão e crítica no âmbito dos temas estudados);
Competências específicas: (i) análise e aprendizagem das matérias e das problemáticas que são objeto de estudo da Disciplina; (ii) na área de ensino e investigação no domínio de Aquisição de Linguagem; (iii) trabalho técnico de carácter psicolinguístico em estruturas e projetos ligados à cooperação com países de expressão portuguesa e outros países no que diz respeito à aquisição do Português como língua não-materna.
1. Linguagem e cognição: teorias explicativas referentes à aquisição da linguagem
•Teoria behaviorista
•Teoria inatista
•Teoria cognitivista
2. Desenvolvimento de linguagem na criança
•Aquisição da competência fonológica
•Aquisição da competência sintáctica
•Aquisição da competência semântica e lexical
•Aquisição da competência pragmática
3. Especificidade da aquisição/ aprendizagem de língua não-materna
•Línguas em contacto
•Aquisição de língua materna vs. aquisição/ aprendizagem de língua não-materna
•Bilinguismo
•Línguas em contacto e a escola portuguesa
Bibliografia Obrigatória:
BATORÉO, Hanna (2022). A Linguística Cognitiva e o Mito da Linguagem como Instinto. In: H. Batoréo, (coord.) Linguagem – Cognição – Cultura: Teorias, aplicações e diálogos com foco na Língua Portuguesa (Português Europeu e Português do Brasil). [E-book.] Lisboa: Universidade Aberta. 27-45. ISBN: 978-972-674-922-6. Disponibilizado no Repositório Aberto: http://hdl.handle.net/10400.2/12057
BATORÉO, Hanna Jakubowicz (2018). Aquisição/ aprendizagem da competência metafórica no contexto do Português Língua Não Materna: importância da reestruturação conceptual na expressão de emoções e valores. In: Barroso, Henrique (coord.) (2018). O Português na Casa do Mundo, Hoje. Braga: Edições Humus Lda, 53- 80. ISBN: 978-989-755-348-6 (Disponibilizado na plataforma).
Catedra Português: Língua Segunda e Estrangeira. Disponível em:
http://www.catedraportugues.uem.mz/?__target__=bibliografia
[Nota: Consulte os documentos disponíveis em diferentes Bibliografias do site]
MATEUS, Maria Helena Mira et al. (org.) (2005-2008), Projecto Diversidade Linguística em Escola Portuguesa, Lisboa: Fundação Calouste Gulbenkian. (CD1 – 2005, CD2 – 2006, Livro – 2008).
• Consultar os seguintes sites (parciais):
• http://www.iltec.pt/divling/index.html
• http://www.iltec.pt/divling/_pdfs/cd1_apresentacao.pdf
• http://www.iltec.pt/divling/_pdfs/cd2_dpereira-divling.pdf
• https://core.ac.uk/download/pdf/48576360.pdf
MOTA, Maria Antónia (1996). “Línguas em Contacto”, in: Isabel H. Faria et al. (org.) (1996) Introdução à Linguística Geral e Portuguesa, Lisboa: Editorial Caminho, 505-534. (Disponibilizado na plataforma).
Outra bibliografia:
FARIA, Isabel Hub et al. (org.) (1996). Introdução à Linguística Geral e Portuguesa, Lisboa: Editorial Caminho.
LEIRIA, Isabel (1991). A aquisição por falantes de Português Europeu língua não materna dos aspectos verbais expressos pelos Pretérito Perfeito e Imperfeito. Dissertação de Mestrado em Linguística Portuguesa Descritiva. Universidade de Lisboa, Faculdade de Letras
Lisboa, 1991. Disponível em: http://cvc.instituto-camoes.pt/conhecer/biblioteca-digital-camoes/cat_view/118-dissertacoes-e-teses.html
LEIRIA, Isabel (2007). Léxico: Aquisição e Ensino do Português Europeu Língua não-materna, Lisboa: Fundação Calouste Gulbenkian e FCT (Tese de Doutoramento, Lisboa: FLUL, 2001). Disponível em: http://cvc.instituto-camoes.pt/conhecer/biblioteca-digital-camoes/cat_view/118-dissertacoes-e-teses.html
LEIRIA, Isabel et al. (2008). Orientações Programáticas de Português Língua Não-Materna. Lisboa: DGIDC (ME) Disponível em: http://sitio.dgidc.min-edu.pt/linguaportuguesa/Documents/OrientProgramatPLNMVersaoFinalAbril08.pdf
MATEUS, Maria Helena Mira et al. (2005–2008) Projecto Diversidade Linguística em Escola Portuguesa, Fundação Calouste Gulbenkian 2008, CD1 (Primeiros resultados) 2005, CD2 (Análises e materiais) 2006. Disponível em: http://www.iltec.pt/divling/index.html
MOTA, Maria Antónia (1996) “Línguas em contacto” in: Isabel Hub Faria et al. (org.) 505-534.
E-learning
A avaliação tem caráter individual e implica a coexistência de duas modalidades: avaliação contínua (60%) e avaliação final (40%). Essa avaliação será desenvolvida na aplicação de formas diversificadas, definidas no Contrato de Aprendizagem da unidade curricular.
É obrigatório o recurso a um computador com ligação de banda larga à Internet. Esta unidade curricular pode utilizar bibliografia em inglês e em francês.