Aquisição e Desenvolvimento da Linguagem
Código: 52013
Departamento: DH
ECTS: 10
Área científica: Linguística
Total de horas trabalho: 260
Total de horas de contacto: 55

Aquisição da linguagem consiste no processo através do qual o indivíduo se torna capaz de usar uma língua para comunicar. Todos os humanos adquirem a sua língua materna, interiorizando as regras de funcionamento dessas línguas por simples exposição à sua utilização no contexto em que estão inseridos. Assim, a língua materna é o idioma em que, mais ou menos até aos cinco anos de idade, a criança estabelece a sua primeira gramática, que depois vai reestruturando e desenvolvendo em direção à gramática dos adultos da comunidade em que está inserida. A língua não materna será, pelo contrário, o idioma que o indivíduo adquire/aprende em contextos diferentes do de simples exposição, frequentemente associados a instrução e aprendizagem mais ou menos formais e explícitas. Nesta UC procura-se não só identificar as semelhanças e diferenças entre a aquisição de língua materna e língua não materna, como também compreender algumas fases típicas do desenvolvimento das diferentes componentes (fonológica, morfossintática, lexical, etc.) nestas línguas e refletir sobre as principais teorias explicativas da aquisição das mesmas.

Aquisição da Linguagem

Língua materna

Língua não materna

Componentes da competência linguística

  • Demonstrar conhecimentos teóricos sobre a aquisição e o desenvolvimento de diferentes línguas (sobretudo em termos de: distinção de línguas com diferentes estatutos na vida dos aprendentes, comparação entre os processos de aquisição de língua materna e língua não materna, apresentação das principais teorias explicativas de tais processos, identificação das principais etapas no desenvolvimento das diferentes componentes linguísticas);
  • Utilizar de modo adequado os conceitos relativos a este campo de estudo;
  • Refletir criticamente, numa linguagem académica adequada, sobre os conhecimentos teóricos interiorizados;
  • Desenvolver competências de investigação neste campo de estudo, nomeadamente articulando corretamente objetivos, hipóteses e metodologias num pequeno trabalho de investigação e analisando dados linguísticos que permitam compreender melhor a aquisição e o desenvolvimento de diferentes línguas.

1. Aquisição da língua materna 

1.1. Conceitos introdutórios 

1.2. Algumas teorias explicativas referentes à aquisição da linguagem

1.3. Desenvolvimento de linguagem na criança 

1.3.1. Componente fonológica 

1.3.2. Componente morfossintática 

1.3.3. Componente semântica e lexical 

1.3.4. Componente pragmática 

2. Aquisição e aprendizagem de diferentes línguas 

2.1. Conceitos prévios 

2.2. Aquisição da língua materna vs. aquisição / aprendizagem de língua não materna 

2.3. Algumas teorias explicativas sobre a aquisição / aprendizagem de língua não materna

2.4. Aquisição de diferentes componentes numa língua não materna: alguns dados

Bibliografia básica

Batoréo, H. (2022). A Linguística Cognitiva e o Mito da Linguagem como Instinto. In H. Batoréo, (Ed.), Linguagem – Cognição – Cultura: Teorias, aplicações e diálogos com foco na Língua Portuguesa (Português Europeu e Português do Brasil) (pp.27-45). Universidade Aberta. Disponível em http://hdl.handle.net/10400.2/12057.

Flores, C. (2013). Português Língua Não Materna. Discutindo conceitos de uma perspetiva linguística (pp.35-46). In R. Bizarro, M. Moreira & C. Flores, C. (Eds.), Português Língua Não Materna: Investigação e Ensino. Lidel. Disponível em https://repositorium.sdum.uminho.pt/handle/1822/23009

Freitas, M. J. & A. L. Santos (2017) (eds.). A aquisição de língua materna e não materna. Questões gerais e dados do Português. Textbooks in Language Sciences, Language Science Press. Disponível em https://langsci-press.org/catalog/book/160 .

Gonçalves, F., Guerreiro, P., & Freitas, M. J. (2011). O conhecimento da língua: percursos de desenvolvimento. Ministério da Educação / DGIDC. Disponível em https://www.dge.mec.pt/materiais-didaticos-elaborados-no-ambito-do-pnep .

Leiria, I. (2004). Português língua segunda e língua estrangeira: investigação e ensino. Idiomático. Revista Digital de Didáctica de PLNM, 3. (Disponibilizado na plataforma)

Saville-Troike, M. (2006). Introducing Second Language Acquisition. Cambridge University Press. (Disponibilizado na plataforma)

Sim-Sim, I. (1998). Desenvolvimento da Linguagem. Universidade Aberta. (Disponibilizado na plataforma)

Sim-Sim, I., Silva, A. C., & Nunes, C. (2008). Linguagem e comunicação no jardim-de-infância: textos de apoio para educadores de infância. Ministério da Educação / DGIDC. Disponível em https://www.dge.mec.pt/sites/default/files/EInfancia/documentos/linguagem_comunicacao_jardim_infancia.pdf .

 

 

Corpora de aprendizagem de PLNM

COPLE2 - Learner Corpus of Portuguese L2: http://teitok.clul.ul.pt/cople2/

Corpus Leiria (1991): https://www.clul.ulisboa.pt/recurso/corpus-leiria-1991

Corpus de Produções Escritas de Aprendentes de PL2. Subcorpus Português Língua Estrangeira (PEAPL2_PLE): https://teitok2.iltec.pt/peapl2-ple/index.php?action=home

Corpus Oral de Português L2-Coimbra (COral-Co): https://teitok2.iltec.pt/coralco/index.php?action=descricao

CAL2 – Corpus de Aquisição de L2: https://cal2.clunl.fcsh.unl.pt/ 

A metodologia de trabalho nesta Unidade Curricular baseia-se na metodologia e-learning descrita no Modelo Pedagógico Virtual da Universidade Aberta, que pressupõe dois tipos de aprendizagem:

         (A) individual - associada ao estudo autónomo dos conteúdos da UC por parte de cada mestrando, por meio da leitura crítica e refletida dos recursos fornecidos em cada Bloco e da realização de atividades de aprendizagem (sujeitas a avaliação formativa ou sumativa);

         (B) colaborativa - concretizada através da participação ativa em determinadas atividades de aprendizagem (nomeadamente nos trabalhos de grupo ou nas discussões nos fóruns de cada Bloco), contribuindo, assim, para a construção coletiva do conhecimento.

A metodologia de trabalho apoia-se, pois, na realização de atividades de aprendizagem com suporte nos diversos recursos fornecidos.

A avaliação tem caráter individual e, além da avaliação formativa, implica a coexistência de duas modalidades de avaliação sumativa: avaliação contínua (60%) e avaliação final (40%).

Mais especificamente, nesta UC, a avaliação formativa será concretizada através do feedback fornecido pela professora (e também pelos colegas) nos fóruns relativos aos vários tópicos. 

Haverá ainda três elementos de avaliação sumativa:

- Avaliação A (6 valores): síntese (de 3 páginas) de um artigo científico à escolha do aluno sobre a aquisição de algum aspeto da língua materna;

- Avaliação B (6 valores): projeto do trabalho final (de 3 páginas), definindo os dados de PLNM a analisar (retirados de um corpus disponível online), os objetivos da análise e a metodologia a utilizar e justificando as propostas feitas;

- Avaliação C (8 valores): trabalho final (de 10 páginas) de análise de dados do PLNM, de modo a alcançar determinados objetivos de maior compreensão do processo de aquisição/aprendizagem do PLNM, associado a um determinado contexto ou grupo de aprendentes.

Esta unidade curricular pode utilizar bibliografia em português, inglês e/ou espanhol.